(Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino

Autores

  • Carmem Giongo Centro Universitário Feevale
  • Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto Centro Universitário Feevale

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400011

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Professores, Atuação do psicólogo, Escolas

Resumo

A Psicologia Escolar preocupa-se com todos os elementos que influenciam o desenvolvimento do educando, considerando os aspectos cognitivos, motores, sociais, emocionais e escolares, entre outros. A partir disso, o psicólogo escolar tem sido convocado a aprofundar seus conhecimentos em termos teóricos e práticos, visando atender a essa demanda de atuação sistêmica e interdisciplinar. Deste modo, este estudo objetiva analisar as expectativas e opiniões de professores acerca da inserção e papel da Psicologia na escola, possibilitando entender quais são as demandas para o trabalho do psicólogo escolar e como elas podem ser atendidas. Participaram deste estudo 44 professores, de quatro escolas municipais situadas na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os resultados revelaram equívocos na concepção do papel do psicólogo escolar, sobretudo, sobre as possibilidades de intervenções da Psicologia no contexto escolar. Eles também possibilitaram uma discussão sobre as implicações desses equívocos, especialmente, na inserção da Psicologia na escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Como Citar

(Des) Enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino. (2010). Psicologia USP, 21(4), 859-874. https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400011