Concepções de aprendizagem em estudantes universitários Brasileiros

Autores

  • Gustavo Lima Freire Universidade de Lisboa; Faculdade de Psicologia
  • António Manuel Duarte Universidade de Lisboa; Faculdade de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400012

Palavras-chave:

Aprendizagem, Estudantes universitários, Fenomenografia

Resumo

Este artigo relata parte dos resultados de um estudo que procurou caracterizar as concepções de aprendizagem de estudantes universitários brasileiros no enquadramento da perspectiva fenomenográfica. Entre outras dimensões, um grupo de estudantes foi entrevistado sobre o significado, o processo e o contexto da aprendizagem. As respostas foram sujeitas a uma análise de conteúdo que permitiu demonstrar uma replicação da maioria das concepções de aprendizagem descritas pela investigação fenomenográfica (isto é a distinção entre aprendizagem enquanto memorização e compreensão) bem como o surgimento de concepções aparentemente novas (isto é aprender é desenvolver concepções sobre as matérias e simultaneamente decorar e aplicar o conhecimento adquirido; aprende-se com os erros; sem exercer qualquer intenção ou esforço; de forma instintiva ou inata; colaborando; vivenciando; sentindo; brincando e observando). Algumas dessas concepções são interpretadas em função dos referentes culturais dos participantes.

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

Concepções de aprendizagem em estudantes universitários Brasileiros. (2010). Psicologia USP, 21(4), 875-898. https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400012