Esquizofrenia: intervenção em Instituição Pública de Saúde

Autores

  • Naiara Lima Costa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Sandra Leal Calais Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000100010

Palavras-chave:

Esquizofrenia, Centro de Atenção Psicossocial, Terapia comportamental, Treinamento de habilidades sociais

Resumo

Os primeiros conceitos de esquizofrenia contemplavam definições inespecíficas sobre o transtorno esquizofrênico. Somente em 1980 Crow propôs a classificação mais conhecida para o transtorno: a dicotomização em subtipos I e II ou positivo/negativo, sendo os sintomas da síndrome positiva alucinações e delírios e da síndrome negativa, o embotamento afetivo e a pobreza do discurso. Embora a farmacoterapia tenha apresentado avanços no tratamento da doença, indica-se a psicoterapia para reverter os prejuízos sociais e interpessoais que ela acarreta. O objetivo deste estudo é relatar uma intervenção comportamental, em um Centro de Atenção Psicossocial, em paciente de 19 anos com emprego de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) como uma possibilidade para o tratamento da esquizofrenia. Tal procedimento contribuiu para diminuir para a jovem o estereótipo da doença, visto que ampliou o seu repertório social e possibilitou avanços nas esferas psicológicas, sociais e vocacionais.

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Publicado

2010-03-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Esquizofrenia: intervenção em Instituição Pública de Saúde. (2010). Psicologia USP, 21(1), 183-198. https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000100010