Leitura recombinativa de pseudopalavras impressas em pseudoalfabeto: similaridade entre palavras e extensão da unidade ensinada

Autores

  • Elenice S. Hanna Universidade de Brasília
  • Camila Akemi Karino Universidade de Brasília
  • Victor Tadeu Araújo Universidade de Brasília
  • Deisy das Graças de Souza Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000200005

Palavras-chave:

Leitura, Pseudo-alfabeto, Similaridade entre estímulos, Extensão da unidade textual, Universitários

Resumo

Controle discriminativo por elementos textuais é requisito para a leitura de palavras novas (leitura recombinativa). Este estudo empregou pseudopalavras ditadas e impressas em pseudo-alfabeto para avaliar os efeitos da similaridade entre palavras e da extensão da unidade textual ensinada sobre o desenvolvimento de leitura recombinativa. No Experimento 1 universitários aprenderam relações condicionais entre pseudopalavras ditadas e impressas que diferiam das incorretas em 25% ou 75% dos elementos. No Experimento 2 outros universitários aprenderam a relacionar letras ou sílabas ditadas às correspondentes modalidades impressas e subsequentemente aprenderam relações envolvendo pseudopalavras. A aquisição das discriminações foi mais rápida na Condição Diferença 75%; a leitura recombinativa dependeu da quantidade de palavras ensinadas (Exp.1). A leitura foi mais precisa após a aprendizagem de sílabas, mas ocorreu mais recombinação após a aprendizagem de letras (Exp. 2). Combinar o ensino de palavras dissimilares e de unidades menores que a palavra pode acelerar a leitura recombinativa.

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Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

Dossiê Maria Amélia Matos

Como Citar

Leitura recombinativa de pseudopalavras impressas em pseudoalfabeto: similaridade entre palavras e extensão da unidade ensinada. (2010). Psicologia USP, 21(2), 275-311. https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000200005