As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura

Autores

  • Maria Isabel da Silva Leme Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642011005000028

Palavras-chave:

Aprendizagem, Cognição, Afeto, Cultura

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir questões que periodicamente provocam polêmica na Psicologia da Aprendizagem, que são as relações entre cognição, cultura e afeto e as especificidades humanas nesses processos. Assim, a aprendizagem é discutida em termos de processos partilhados com outras espécies, como a associação e a recursividade, e outros que são especificamente humanos, como a abstração e a metacognição. São examinadas algumas hipóteses sobre como a mente humana pode ter evoluído em direção à essas diferenças. Na conclusão, é explicitado o posicionamento sobre as relações entre cognição, cultura e afeto, em dois níveis de funcionamento psicológico e da influência decisiva da cultura e seu principal instrumento, a linguagem, na promoção das especificidades humanas.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura. (2011). Psicologia USP, 22(4), 703-724. https://doi.org/10.1590/S0103-65642011005000028