Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a formação e atuação do psicólogo em contexto de Educação Inclusiva

Autores

  • Sonia Mari Shima Barroco Universidade Estadual de Maringá; Departamento de Psicologia
  • Marilene Proença Rebello de Souza Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642012000100006

Palavras-chave:

Psicologia histórico-cultural, Formação do psicólogo, Psicologia escolar, Educação inclusiva, Educação social

Resumo

Este texto objetiva discutir contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a formação e a atuação do psicólogo junto à educação, num contexto de Educação Inclusiva. Destacam-se os fundamentos e princípios da educação para pessoas com deficiência, bem como postulados da teoria de Vigotski referentes à formação e à atuação dos psicólogos. Considera-se que a perspectiva teórica elaborada pelo autor soviético contribui por: destacar a transitoriedade dos eventos e fenômenos; atrelar o mundo das ideias, valores e representações à vida objetiva e à prática social; relacionar propostas educacionais a um dado projeto de sociedade; defender a possibilidade do desvendamento da constituição social do psiquismo e da possível intervenção sobre a mesma; requisitar uma condição de desenvolvimento humano sobre o patamar do homem cultural e livre. Por fim, destaca-se o fato de que a Educação Inclusiva deve se referir ao processo de apropriação e usufruto das produções humanas mais complexas, elaboradas nas diferentes áreas da vida e do conhecimento.

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Publicado

2012-03-01

Como Citar

Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a formação e atuação do psicólogo em contexto de Educação Inclusiva. (2012). Psicologia USP, 23(1), 111-132. https://doi.org/10.1590/S0103-65642012000100006