Educação de educadores: pressuposto psicanalítico ou utopia reichiana?

Autores

  • Sara Quenzer Matthiesen Universidade Estadual Paulista; Departamento de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642003000200004

Palavras-chave:

Reich, Wilhelm, Freud, Sigmund, Psicanálise, Educação, Educadores

Resumo

Mais do que se pensa, as premissas reichianas parecem estar calcadas em proposições freudianas, sobretudo dos primeiros tempos. Assentados em justificativas de diferentes ordens, das quais a mais usual é a de que Reich esteve vinculado oficialmente à Associação Psicanalítica Internacional, alguns autores, entretanto, enaltecem as aproximações clínicas referentes a este "período psicanalítico" próprio das primeiras elaborações reichianas, não mencionando outras aproximações possíveis dentro da polêmica em questão. Não por outro motivo, este texto visa a resgatar algumas das reflexões freudianas acerca da educação, evidenciando a "educação de educadores" - quer como um pressuposto psicanalítico assentado em textos educacionais de Freud, quer como uma utopia tipicamente reichiana, cuja aposta na possibilidade de profilaxia das neuroses estendia-se pelo campo educacional - como um dos pontos comuns entre o discurso educacional de Freud e o de Reich, capaz, portanto, de propiciar ao segundo o desdobramento de pressupostos manifestos na obra do primeiro.

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Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Dossiê: Wilhelm Reich

Como Citar

Educação de educadores: pressuposto psicanalítico ou utopia reichiana?. (2003). Psicologia USP, 14(2), 17-34. https://doi.org/10.1590/S0103-65642003000200004