O internato escolar "O Ateneu": produção de subjetividade na instituição total

Autores

  • Sílvio José Benelli Universidade Estadual Paulista; Faculdade de Ciências e Letras

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642003000300011

Palavras-chave:

Subjetividade, Análise institucional, Internato, Educação

Resumo

Neste artigo, procuramos detectar os efeitos da institucionalização na produção de subjetividade num estabelecimento escolar totalitário. O campo de pesquisa é o romance "O Ateneu", de Raul Pompéia, analisado a partir da teoria de Goffman (1961/1987), relativa às instituições totais. Procuramos descrever a carreira moral que o personagem Sérgio desenvolve ao ingressar no internato, mapeando as vicissitudes pelas quais passa no contexto institucional: período de adaptação, crises evolutivas, iniciação sexual, problemas de rivalidade fraterna etc. Os estabelecimentos totais parecem se organizar de maneira característica e funcionar de modo autônomo. Somente poderemos compreender os problemas sociais e os efeitos na subjetividade produzidos pelas instituições totais, por meio do estudo das relações de poder subjacentes a esses estabelecimentos. O lapso de tempo no qual o indivíduo vive como internado pode deixar marcas profundas na sua subjetividade e se configura como um tema de estudo apropriado em si mesmo.

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Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O internato escolar "O Ateneu": produção de subjetividade na instituição total. (2003). Psicologia USP, 14(3), 133-170. https://doi.org/10.1590/S0103-65642003000300011