Diálogos sobre a adolescência e a ameaça de exclusão dos privilegiados
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-65642012000400006Palavras-chave:
Adolescência, Psicanálise, Exclusão, AngústiaResumo
Este trabalho tem a intenção de abordar o tema da adolescência e estabelecer um campo de diálogo, sob tensão, com saberes que o consideram objeto de pesquisa, como a da sociologia. A partir da diferenciação entre o tema da adolescência como questão subjetiva e adolescência como fenômeno social - diferença nem sempre considerada entre psicanalistas e demais pesquisadores das ciências humanas -, é possível retomar a inscrição histórica do advento da adolescência e fazer o exercício de escuta de discursos de sujeitos que, em seu percurso adolescente, explicitam impasses e tensões da posição que ocupam e almejam garantir na estrutura social que os antecede. Diferentemente do que se poderia supor, a ameaça de exclusão não afeta somente aqueles que pertencem a segmentos socioeconômicos menos favorecidos, mas também os ditos privilegiados, diante da angústia de perda da posição socioeconômica herdada na pirâmide social vigente. A experiência com a formação de jovens nessas condições sociais permitiu a emergência de discursos que denunciam o impasse vivido.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
Como Citar
Diálogos sobre a adolescência e a ameaça de exclusão dos privilegiados . (2012). Psicologia USP, 23(4), 721-735. https://doi.org/10.1590/S0103-65642012000400006