Perspectivas psicossociais para o estudo do cotidiano de trabalho

Autores

  • Fábio de Oliveira Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642014000100005

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar o debate e o aprofundamento teórico e metodológico desenvolvido nos estudos sobre a vida cotidiana no trabalho. A investigação partiu do diálogo interdisciplinar entre a antropologia do trabalho, a ergologia e a psicologia social do trabalho e sistematizou as contribuições mútuas entre esses campos científicos, suas aproximações e seus afastamentos da tematização e da apropriação da atividade humana no trabalho sob a perspectiva do cotidiano. A análise comparativa destacou eixos que diferenciam as formas de aproximação ao objeto, que se referem às relações estabelecidas entre saberes práticos e técnico-científicos e aos modos de intervenção sobre as situações de trabalho. As abordagens comparativas compartilham o interesse em conhecer o trabalho real, o valor conferido aos conhecimentos dos trabalhadores e a sensibilidade às dimensões micropolíticas do cotidiano. Conclui-se que a localização em cada um desses eixos depende da maior ou menor filiação às tradições da antropologia ou da ergonomia.

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Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Perspectivas psicossociais para o estudo do cotidiano de trabalho . (2014). Psicologia USP, 25(1), 41-50. https://doi.org/10.1590/S0103-65642014000100005