A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI

Autores

  • Daniela Bridon dos Santos Reis Brandão Universidade Regional de Blumenau
  • Maria Cristina Machado Kupfer Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564A20134413

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão a partir de uma cena observada em uma creche na cidade de São Paulo. Discute-se o modo pelo qual um profissional, atravessado pela psicanálise, trabalhando nesta creche cria condições para o surgimento de um enlace do professor com o bebê da creche tendo como referência a Metodologia IRDI. Esta metodologia é um procedimento de acompanhamento do desenvolvimento psíquico feito por psicanalistas em instituições de Educação Infantil por meio de indicadores clínicos com valor de previsão precoce de problemas de desenvolvimento. Conclue-se que é necessária a existência de uma transferência entre o professor da creche e o profissional, o que dá suporte para a construção deste enlace.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI. (2014). Psicologia USP, 25(3), 276-283. https://doi.org/10.1590/0103-6564A20134413