Vínculo e instituição como temas básicos da abordagem psicanalítica na formação e no trabalho do psicólogo em instituições públicas

Autores

  • Robson Colosio Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social; Departamento de Psicologia Social e do Trabalho
  • Maria Inês Assumpção Fernandes Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social; Departamento de Psicologia Social e do Trabalho

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420130046

Resumo

Questões sobre a formação e o trabalho de psicólogos em instituições públicas são abordadas neste estudo por um recorte teórico fundamentado na Psicologia Social (Pichon-Rivière) e na Psicanálise Transicional (René Kaës) que privilegiam a dimensão das relações intersubjetivas (sujeito – grupo – instituição), consciente e inconsciente, na abordagem da complexidade do campo institucional. Os conceitos de vínculo e instituição são definidos e discutidos para compreensão de suas relações e determinações nos processos psíquicos grupais e institucionais, no estabelecimento de alianças inconscientes, na distribuição de poder (lugares e papéis), nos efeitos de enrijecimento, paralisação, crise e ruptura. Remete-se essa discussão à valorização da pesquisa e à proposição de um recorte metodológico (análise institucional do vínculo) centrado no grupo e no conceito de vínculo à formação e ao trabalho do psicólogo na instituição pública (psicólogo pesquisador) como perspectiva para superar estereotipias, capturas ideológicas e formação de pactos que interfiram na consecução do trabalho institucional.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Vínculo e instituição como temas básicos da abordagem psicanalítica na formação e no trabalho do psicólogo em instituições públicas. (2014). Psicologia USP, 25(3), 284-293. https://doi.org/10.1590/0103-656420130046