O problema do saber na adolescência e o real da puberdade

Autores

  • Daniela Teixeira Dutra Viola Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Psicologia; Universidade Federal de Minas Gerais
  • Angela Maria Resende Vorcaro Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Psicologia; Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420130037

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o tema da adolescência na Psicanálise a partir de um recorte que privilegia a articulação entre o saber, com suas múltiplas implicações, e a puberdade, como o real do corpo que irrompe nesse momento da vida. Apresentaremos pontos das obras de Freud e de Lacan que corroboram essa articulação, bem como algumas discussões de autores contemporâneos que tangenciam essa problemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Viola, D. T. D., & Vorcaro, A. M. R. (2015). O problema do saber na adolescência e o real da puberdade . Psicologia USP, 26(1), 62-70. https://doi.org/10.1590/0103-656420130037

Edição

Seção

Artigos Originais