Imagem, cinema e psicologia: compondo aproximações entre arte e ciência

Autores

  • Gabriel Bueno Faculdade Cesusc
  • Andréa Vieira Zanella Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e200101

Palavras-chave:

cinema, psicologia, imagem, Deleuze, Benjamin

Resumo

Imagem, cinema e psicologia – este artigo tece um diálogo entre esses três complexos e abrangentes temas para desenvolver algumas aproximações teórico-conceituais entre arte e ciência. Tendo como referência a arte cinematográfica, alguns dos recursos técnicos utilizados na composição de suas obras e conceitos oriundos dessa linguagem, o artigo procura içar pontes que partam do campo da estética para agregar reflexões referentes aos processos de subjetivação. Esta alçada tem como horizonte a filosofia da imagem e do tempo de Gilles Deleuze entrelaçada à compreensão benjaminiana da imagem como constituinte do pensamento e o tempo como um eterno agora que não cessa de se atualizar. Ambas as teorias são abordadas de forma dialógica para estabelecer cruzamentos com outros pensadores do cinema e da cultura, bem como com algumas obras fílmicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Bueno, Faculdade Cesusc

    Faculdade Cesusc, Florianópolis, SC, Brasil

  • Andréa Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina

    Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Downloads

Publicado

2022-09-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Imagem, cinema e psicologia: compondo aproximações entre arte e ciência. (2022). Psicologia USP, 33, e200101. https://doi.org/10.1590/0103-6564e200101