A "nova classe média": repercussões psicossociais em famílias brasileiras

Autores

  • Luís Fernando de Oliveira Saraiva Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Laboratório de Estudos da Família, Relação de Gênero e Sexualidade; Universidade de São Paulo
  • Joyce Cristina de Oliveira Rezende Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Laboratório de Estudos da Família, Relação de Gênero e Sexualidade; Universidade de São Paulo
  • João Victor de Souza Reis Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Laboratório de Estudos da Família, Relação de Gênero e Sexualidade; Universidade de São Paulo
  • Márcio Dionizio Inácio Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Laboratório de Estudos da Família, Relação de Gênero e Sexualidade; Universidade de São Paulo
  • Lia Vainer Schucman Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Laboratório de Estudos da Família, Relação de Gênero e Sexualidade; Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564D20140008

Resumo

O presente artigo, em uma abordagem ensaística, tem como objetivo analisar efeitos psicossociais na constituição de modos de subjetivação e em famílias a partir da emergência daquilo que vem sendo nomeado de a "nova classe média brasileira". Para isto, primeiramente foi feita revisão bibliográfica de como a sociologia, economia e antropologia vem conceituando e caracterizando esta nova classe social, considerando que não há estudos acerca desse tema na Psicologia. A partir do diálogo com fontes midiáticas, buscou-se pensar como vem sendo operada a construção de um "estilo de vida" marcado pela tentativa de planejamento do futuro, consumo e meritocracia. Tais características mostram-se importantes formas de aproximação com a classe média tradicional. Por fim, buscou-se entender como famílias vêm vivenciando tais mudanças em seu cotidiano, organização e relações.

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Publicado

2015-04-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A "nova classe média": repercussões psicossociais em famílias brasileiras . (2015). Psicologia USP, 26(1), 52-61. https://doi.org/10.1590/0103-6564D20140008