Impasses no acesso ao saber na clínica psicanalítica com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e20180068

Palavras-chave:

saber, psicanálise infantil, sintoma da criança, demanda e desejo, verdade

Resumo

Este artigo investiga as relações da criança com o saber. O ponto de partida é a prática clínica com crianças que apresentaram impasses no acesso ao saber escolar e, na investigação analítica, revelaram a trama inconsciente na qual o saber ocupa um lugar no sintoma familiar. Apresentaremos a discussão teórica considerando que o acesso ao saber porta uma dimensão estrutural de impedimento, que é a impossibilidade do saber diante da castração. Sendo assim, percorreremos dois caminhos para discutir o que impede o acesso ao saber. No primeiro caminho abordaremos a relação entre demanda e desejo e suas incidências sobre a criança. No segundo percurso discutiremos a relação entre saber e verdade, explorando as relações e os limites entre os dois termos, acrescentando a essa discussão um terceiro termo essencial: o gozo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-08-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Impasses no acesso ao saber na clínica psicanalítica com crianças. (2019). Psicologia USP, 30, e180068. https://doi.org/10.1590/0103-6564e20180068