O ensino da psicanálise na graduação em psicologia: cursos e percursos no estado do Acre

Autores

  • Larissa Oliveira França Universidade Federal do Acre
  • Maria Liliane Gomes dos Santos Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e190174

Palavras-chave:

Universidade, Psicologia, Psicanálise

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos de psicanálise ensinados nos cursos de psicologia do Acre por meio das ementas das disciplinas e bibliografias correspondentes, registradas nos projetos pedagógicos curriculares dos quatro cursos existentes no estado. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa e fonte do tipo documental, que recorreu à análise de conteúdo para conduzir a interpretação dos dados. Os resultados indicaram ementas com ênfase no ensino freudiano e privilégio de publicações nacionais. Entre as lacunas identificadas, destaca-se a carência de conteúdos a respeito da pesquisa psicanalítica e da clínica para além do modelo clássico, o que convoca a implementação de mudanças que possam subsidiar as investigações e as práticas no contexto amazônico, além de fomentar o desenvolvimento desta abordagem tendo como horizonte o percurso formativo que a disciplina freudiana exige.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Larissa Oliveira França, Universidade Federal do Acre

    Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil

  • Maria Liliane Gomes dos Santos, Universidade Federal do Acre

    Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil

Downloads

Publicado

2022-09-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ensino da psicanálise na graduação em psicologia: cursos e percursos no estado do Acre. (2022). Psicologia USP, 33, e190174. https://doi.org/10.1590/0103-6564e190174