Imagens desafiantes: a apropriação Kaiapó do vídeo

Autores

  • Terence Turner Universidade de Chicago

DOI:

https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.1993.111390

Palavras-chave:

etnologia, antropologia visual, vídeo indígena, antropologia pós-moderna, representação, Kaiapó, Jê, Sudeste do Pará

Resumo

Este texto apresenta o trabalho de vídeo feito pelos Kaiapó, ressaltando o valor deste como um processo de mediação cultural, principalmente no sentido de mediar uma série de relações entre as sociedades Kaiapó e brasileira . O autor ressalta as diferenças entre os filmes etnográficos e os vídeos feitos pelos próprios indígenas, discutindo, também, como a noção Kaiapó de representação é utilizada durante a confecção do vídeo. Ele utiliza alguns textos de antropologia pós-moderna sobre este tema para rebater a noção de que o trabalho de "representação" é apenas um projeto ocidental. O autor aborda temas como a hibridação cultural e a objetivação, pelos Kaiapó, de sua própria cultura, transformando-a em uma identidade étnica - que acaba por tomar-se uma estratégia de relacionamento com a sociedade nacional.

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Publicado

1993-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Turner, T. (1993). Imagens desafiantes: a apropriação Kaiapó do vídeo. Revista De Antropologia, 36, 81-121. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.1993.111390