A multifuncionalidade das vasilhas cerâmicas do alto rio Madeira (séculos X-XII d.C)

Comensalidade cotidiana e ritual

Autores

  • Angislaine Freitas Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Programa de Pós-Graduação em Arqueologia
  • Denise Maria Cavalcante Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Programa de Pós-Graduação em Arqueologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2018.152040

Palavras-chave:

Arqueologia amazônica, análise cerâmica, comensalidade, multifuncionalidade e agência relacional

Resumo

Neste artigo, a cerâmica arqueológica do sítio Ilha Dionísio, localizado no alto rio Madeira, atual estado de Rondônia, é analisada em termos funcionais e pensada à luz das relações entre humanos e não humanos. A partir das amostras coletadas em pisos habitacionais, refugos secundários e estruturas funerárias datados entre os séculos X e XII d.C., delineou-se a noção de “multifuncionalidade” dos artefatos. A configuração espacial, bem como a padronização das vasilhas, demonstra e reforça a ideia de uma rede de interações no interior da comunidade, impulsionada por práticas coletivas, diretamente relacionadas a atividades de subsistência e rituais funerários envolvendo comensalidade. Esses aspectos, além de contribuírem para a construção e manutenção da socialidade indígena, parecem valorizar os laços comunitários, que se expressam por meio de elementos materiais e simbólicos do cotidiano, encontrados também nos espaços funerários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Angislaine Freitas Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Programa de Pós-Graduação em Arqueologia
    Angislaine Freitas Costa é licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Mestre e doutoranda em Arqueologia pelo Museu Nacional–UFRJ. Pesquisadora do grupo de pesquisa Arqueologia na Amazônia Meridional (GPAAM).
  • Denise Maria Cavalcante Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Programa de Pós-Graduação em Arqueologia
    Denise Maria Cavalcante Gomes é professora do Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Museu Nacional UFRJ. Pesquisadora do CNPq. Bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq. Autora de Cerâmica Arqueológica da Amazônia (2002), Cotidiano e Poder na Amazônia Pré-Colonial (2008) e diversos artigos sobre arqueologia brasileira.

Referências

ALBERTI, Benjamin; e MARSHALL, Yvonne. 2009. “Animating Archaeology: Local Theories and Conceptually Open-Ended Methodologies”.Cambridge Archaeological Journal, v.19, n.3: 345-357.

ALMEIDA, Fernando. 2013. A tradição polícroma no alto rio Madeira.

São Paulo, tese de doutorado, Universidade de São Paulo.

BARCELOS NETO, Aristóteles. 2009. “The (De) Animalization of Objects: Food Offerings and the Subjectivization of Masks and Flutes among the Wauja of Southern Amazonia”. In SANTOS-GRANERO, F. (org.). The Occult Life of Things: Native Amazonian Theories of Materiality and Personhood. Tucson, University of Arizona Press, pp. 128-153.

BINFORD, Lewis Roberts. 1967. “Smudge Pits and Hide Smoking: The Use of Analogy in Archaeological Reasoning”. American Antiquity

, v. 32: 1–12.

BINFORD, Lewis Roberts.1968. New Perspectives in Archaeology. Nova York, Ed. Aldine Pub. Co.

BRAY, Tamara. 2009. “Animating Archaeology: Subjects, Objects and Alternative Ontologies. Special Section”.Cambridge Archaeological Journal,v. 19, n. 3: 357-66.

CABRAL, Mariana Petry; e SALDANHA, João Darcy de Moura. 2008. “Paisagens megalíticas na costa norte do Amapá”.Revista de Arqueologia, v1, n. 21: 09-26.

COSTA, Angislaine. 2016. A multifuncionalidade da cerâmica no sítio Ilha Dionísio,alto rio Madeira/RO. Rio de Janeiro, dissertação de

mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

COSTA, Luiz. 2013. “Alimentação e comensalidade entre os Kanamari da Amazônia Ocidental”.Mana Estudos de Antropologia

Social, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3: 473-504.

CRUZ, Daniel. 2008. Lar, doce lar? Arqueologia Tupi na bacia do Ji-Paraná (RO). São Paulo,Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo.

DEBOER, Warren; e LATHRAP, Donald. 1979. “The Making and Breaking of Shipibo-Conibo Ceramics”.In KRAMER, Carol (org.).

Ethnoarchaeological: Implications of Ethnography for Archaeological.

Guilford, Nova York,Columbia University Press, pp. 102-138.

DeMARRAIS, Elizabeth. 2004. “The Materialization of Culture”. In DeMarrais, E.; Gosden, C.; e Renfren, C.(orgs.).Rethinking Materiality. Cambridge, MacDonald Institute, pp. 11-22.

DIETLER, Michael. 2001. “Theorizing the Feast: Ritual of Consumption, Commensal Politics, and Power in African Contexts”. In

DIETLER, M. e Hayden, B. (orgs.).Feasts Archaeological and Ethnographic Perspectives on Food, Politics, and Power. Washington e Londres, Smithsonian Institution Press, pp. 65-114.

FAUSTO, Carlos. 2002. “Banquete de gente: canibalismo e comensalidade na Amazônia”.Mana Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2: 7-44.

FAUSTO, Carlos. 2007. “Feasting on People: Cannibalism and Commensality in Amazonia”. Current Anthropology, v. 28: 497-530.

GELL, Alfred. 1998. Art and Agency: An Anthropological Theory. Oxford, Ed. Clarendon Press.

GOMES, Denise Maria Cavalcante. 2002. Cerâmica arqueológica da Amazônia: vasilhas da coleção tapajônica MAE-USP. São Paulo, Ed. Edusp/Fapesp/Imprensa Oficial.

GOMES, Denise Maria Cavalcante. 2008. Cotidiano e poder na Amazônia pré-colonial. São Paulo, Ed. Edusp.

GOMES, Denise Maria Cavalcante. 2011. “Cronologia e conexões culturais na Amazônia”. Revista de Antropologia, USP, v. 54, n.1: 269-314.

GOMES, Denise Maria Cavalcante. 2017. “Politics and Ritual in Large Villages in Santarém, Lower Amazon, Brazil”. Cambridge Archaeological Journal, v. 27, n. 2: 275-293.

GOW, Peter. 1991. Of Mixed Blood: Kinship and History in Peruvian Amazonia. Oxford, Clarendon.

GUAPINDAIA, Vera. 2001. “Encountering the Ancestors: The Maracá Urns”. In McEWAN, Collin; BARRETO, Cristiana; e NEVES, Eduardo (orgs.). The Unknown Amazon. Culture and Nature in Ancient Brazil. Londres, The British Museum Press, pp. 156-173.

GUAPINDAIA, Vera. 2008. “Prehistoric Funeral Practices in the Brazilian Amazon: The Maraca urns”. In SILVERMAN, Helaine e ISBELL, William (orgs.). Handbook of South American Archaeology. Nova York, Springer, pp. 1005-1026.

HECKENBERGER, Michael. 2001. “Estruturas, história e transformação: a cultura xinguana na longue durée , 1000-2000 D.C”. In FRANCHETTO, Bruna e HECKENBERGER, Michael (orgs.). Povos do Alto Xingu: História e Cultura. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, pp. 21-62.

HECKENBERGER, Michael. 2005. The Ecology of Power: Culture, Place and Personhood in the Southern Amazon, A.D. 1000–2000. Nova York, Routledge.

HECKENBERGER, Michael; RUSSEL, Christian; FAUSTO, Carlos et al. 2008. “Pre-Columbian Urbanism, Anthropogenic Landscapes, and

the Future of the Amazon”. Science , v. 321, n. 5893: 1214-1217.

HENARE, Amiria; HOLBRAAD, Martin; e WASTELL, Sari. 2007. Thinking through Things: Theorising Artefacts Ethnographically. Londres, Routledge.

HILBERT, Lautaro; NEVES, Eduardo Goés; PUGLIESE, Francisco et al. 2017. “Evidence for Mid-Holocene Rice Domestication in the

Americas.” Nature Ecology & Evolution, v. 1: 1693-1698.

HILBERT, Peter Paul; e HILBERT, Klaus. 1980. “Resultados preliminares da pesquisa arqueológica nos rios Nhamundá e Trombetas: Baixo Amazonas”. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, v. 75: 1-15.

HODDER, Ian. 1983. The Present Past. Nova York, Pica Press.

HODDER, Ian. 2014. “The Entanglements of Humans and Things: A Long-Term View”. New Literary History, v. 45, n. 1: 19-36

HOLBRAAD, Martin. 2009. “Ontology, Ethnography, Archaeology: An Afterword on the Ontography of Things”. Cambridge Archaeological Journal, vol. 19, n. 3: 431-441.

HUGH-JONES, Stephen. 2009. “The Fabricated Body: Objects and Ancestors in Northwest Amazonia”. In SANTOS-GRANERO, F. (org.). The Occult Life of Things: Native Amazonian Theories of Materiality and Personhood. Tucson, University of Arizona Press, pp. 33-59.

KIPNIS, Renato. 2011. “Amazonian Anthropogenic Soils‘Antiquity at Upper Rio Madeira, Northwestern Amazon, and Its Implications for the Colonization of South American Neotropics”. Abstracts of the SAA 76th Annual Meeting, Sacramento, California.

LA SALVIA, Fernando; e BROCHADO, José Proença. 1989. Cerâmica guarani. Porto Alegre, Ed. Posenato Arte & Cultura.

LAGROU, Els. 2009. “The Crystallized Memory of Artifacts: Reflection on Agency and Alterity in Cashinahua Image-Making”. The Occult Life of Things: Native Amazonian Theories of Materiality and Personhood.Tucson, University of Arizona Press, pp. 192-213.

LAMOTTA, Vincent; e SCHIFFER, Michael. 1999. “Formation Processes of House Floor Assemblages”. In ALLISON, Penelope (org.). The Archaeology of Household Activities. Londres, Routledge, pp. 19-29.

LATOUR, Bruno. 2012 [2005]. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Trad. Gilson César Cardoso de Souza. Salvador e Bauru, Edufba e Edusc, 399 p.

LIMA, Tânia Stolze. 1996. “O dois e seu múltiplo: reflexão sobre o pespectivismo e uma cosmologia Tupi”.Mana, Rio de Janeiro,v. 2, n. 2: 21-47.

MACHADO, Juliana Sales. 2005. Montículos artificiais na Amazônia Central: um estudo de caso do sítio Hatahara. São Paulo, dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo.

MIGLIACCIO, Maria Clara. 2002. “A ocupação indígena do Pantanal de Cáceres, Alto Paraguai – do período pré-colonial aos dias atuais”.

Revista do Museu Antropológico, v.5/6, n.1: 213-250.

MIGLIACCIO, Maria Clara. 2006. O doméstico e o ritual: cotidiano Xaray no alto Paraguai até o século XVI. São Paulo, tese de doutorado, Universidade de São Paulo.

MILLER, Eurico. 1983. História da cultura indígena do Guaporé (Mato Grosso e Rondônia). Porto Alegre, dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

MILLER, Eurico. 1987. Inventário arqueológico da bacia e sub-bacias do rio Madeira (1974-1987). Relatório, São Paulo, Consórcio Nacional de Engenheiros Construtores S.A.

MILLER, Eurico. 1992. “Adaptação agrícola pré-histórica no alto rio Madeira”. In MEGGERS, B. (org). Prehistoria sudamericana. nuevas

Perspectivas. Washington, Taraxacum, pp. 219-229.

MILLER, Eurico. 2009. “A cultura cerâmica do tronco Tupí no alto Ji-Paraná, Rondônia – Brasil”. Revista Brasileira de Linguística Antropológica, Brasília, v.1, n. 1: 35-136.

MILLER, Eurico. 2013. “Algumas culturas ceramistas, do noroeste do Pantanal do Guaporé à encosta e altiplano sudoeste do Chapadão dos Parecis. Origem, difusão/migração e adaptação – do Noroeste da América do Sul ao Brasil”. Revista Brasileira de Linguística Antropológica, Brasília, v. 5, n. 2: 335-383.

MILLER, Eurico et al. 1992. Arqueologia nos empreendimentos hidrelétricos da Eletronorte. Brasília, Eletronorte.

MILLER, Joana. 2009. “Things as Persons: Body Ornaments and Alterity Among The Mamaindê (Nambikwara)”. In SANTOS-GRANERO, F. (org.). The Occult Life of Things: Native Amazonian Theories of Materiality and Personhood . Tucson, Arizona University Press, pp. 69-97.

MONGELÓ, Guilherme. 2016. O formativo e os modos de produção: ocupações pré-ceramistas no alto rio Madeira-RO. São Paulo, dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo.

MORAES, Claide. 2013. Amazônia ano 1000: territorialidade e conflito no tempo das chefias regionais. São Paulo, tese de doutorado, Universidade de São Paulo.

MORAES, Claide; e NEVES, Eduardo Goés. 2012. “O ano 1000: adensamento populacional, interação e conflito na Amazônia Central”. Amazônica: Revista de Antropologia, v. 4: 122-148.

NEVES, Eduardo Goés. 2012. Sob os tempos do equinócio: oito mil anos de história na Amazônia Central (6.500 AC—1.500 DC). São Paulo, tese de livre docência, Universidade de São Paulo.

NOELLI, Francisco Silva. 1993. Sem Tekoha não há Tekó: em busca de um modelo etnoarqueol ó gico da aldeia e da subsistência guarani e sua aplicação a uma área de Domínio no Delta do Rio Jacuí-RS. Porto Alegre, dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul-Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

OVERING, Joanna. 1991. “A estética da produção: o senso de comunidade entre os Cubeos e os Piaroa”. Revista de Antropologia da USP, São Paulo, v. 4, n. 34: 7-33.

OVERING, Joanna. 1999. “Elogio do cotidiano: a confiança e a arte da vida social em uma comunidade amazônica”. Mana, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1: 81-107.

OVERING, Joanna. 2003. “In Praise of the Everyday: Trust and the Art of Social Living in an Amazonian Community”. Ethnos: Journal of

Anthropology, Londres, Routledge, v. 68, n. 3: 296-316.

OVERING, Joanna; e PASSES, Alan. 2002. “Introduction: Conviviality and the Opening up of Amazonian Anthropology”. In OVERING, Joanna e PASSES, Alan (orgs.). The Anthropology of Love and Sanger: The Aesthetics of Conviviality in Native Amazonia. Londres, Routledge, pp. 1-30.

PESSOA, Cliverson. 2015. Os contextos arqueológicos e a variabilidade artefatual da ocupação Jatuarana no alto rio Madeira. Belém, dissertação de mestrado, Universidade Federal do Pará.

PUGLIESE, Francisco; ZIMPEL NETO, Carlos; e NEVES, Eduardo Goés. 2017. “Los concheros de la Amazonia y la historia indígena profunda de América del Sur”. In ROSTAIN, S. e BETANCOURT, C. J. (orgs.). Las siete maravillas de la Amazonia Precolombina. La Paz, Dd. Plural, n, 53, pp. 27-46.

PY-DANIEL, Anne. 2015. Os contextos funerários na arqueologia da calha do rio Amazonas. São Paulo, tese de doutorado, Universidade de São Paulo.

RAYMOND, Scott James. 1995. “From Potsherds to Pots”. In STHAL, P. (org). The Lowland American. Tropic. . Cambridge University Press, Cambridge, pp. 224-42.

RAVN, Mads. 2011. “Ethnographic Analogy from the Pacific: Just as Analogical as Any Other Analogy”. World Archaeology , v.43, n. 4: 716-725.

RICE, Prudence. 1987. Pottery Analysis: A Sourcebook . Chicago, University of Chicago Press.

ROBB, John. 2010. “Beyond Agency”. World Archaeology, v. 42, n. 4: 493-520.

ROOSEVELT, Anna. 1991. The Moundbuilders of the Amazon: Geophisical Archaeology on Marajó Island, Brazil. São Diego, Academic Press.

SANTOS-GRANERO, Fernando. 2009. The Occult Life of Things: Native Amazonian Theories of Materiality and Personhood. Tucson, University of Arizona Press.

SCHAAN, Denise Pahl. 2003. “A ceramista, seu pote e sua tanga: identidade e papéis sociais em um cacicado marajoara”. Revista de Arqueologia, v. 16: 31-45.

SCHAAN, Denise Pahl. 2004. The Camutins Chiefdom: Rise and Development of Complex Societies on Marajó Island, Brazilian Amazon. Pittsburgh, tese de doutorado, Universidade de Pittsburgh.

SCHAAN, Denise Pahl. 2007a. “Os filhos da serpente: rito, mito e subsistência nos cacicados da Ilha de Marajó”. International Journal of South American Archaeology, v. 1, n. 1: 50-56.

SCHAAN, Denise Pahl. 2007b. “A arte da cerâmica marajoara: encontro entre o passado e o presente”. Habitus, Goiás, v.5: 99-117.

SCHIFFER, Michael. 1972. “Archaeological Context and Systemic Context”. American Antiquity, v.37, n. 2: 156-165.

SCHIFFER, Michael. 1991. “Los processos de formación del registro arqueológico”. Bolet. ín de Antropología Americana, n. 23: 39-45.

SCIENTIA CONSULTORIA. 2010. Projeto de arqueologia preventiva nas áreas de invenção do AHE Santo Antônio, RO. São Paulo, Relatório.

SCIENTIA CONSULTORIA. 2011. Arqueologia preventiva nas áreas de intervenção do AHE Santo Antônio, RO: relatório do resgate arqueológico na área do canteiro. São Paulo.

SHEPARD, Anna. 1956. Ceramics for the Archaeologist. Washington,

Carnegie Institution of Washington.

SILVA, Fabíola. 2003. “Grupo doméstico e a produção cerâmica dos Asurini do Xingu. Uma contribuição para os estudos de Household Archaeology”. Análisis, Interpretación y Gestión en la Arqueología de Sudamérica, Olavarria, v. 2: 151-164.

SKIBO, James. 1992. Pottery Function: A Use-Alteration Perspective. Nova York e Londres, Ed. Plenum Press

SKIBO, James. 2015. “Pottery Use-Alteration Analysis”. In MARREIRO, J.; BICHO, N.; e GIBAJA, J. F. (orgs.). Use-Wear and Residue Analysis in Archaeology. Manuals in Archaeological Method, Theory and Technique. Nova York, Springer, pp. 189-198.

SWENSON, Edward. 2015. “The Materialities of Place Making in the Ancient Andes: A Critical Appraisal of the Ontological Turn in Archaeological Interpretation”. Journal of Archaeological Method and Theory, v. 22, n. 3: 667-712.

THOMAS, Julian. 2015. “The Future of Archaeological Theory”. Antiquity, v. 89, n. 348: 1287-1296.

TIZUKA, Michelle Mayumi; SANTI, Juliana Rossato; KIPNIS, Renato. 2013. “Um olhar além rio: ocupações pretéritas entre ilhas e cachoeiras no Alto Rio Madeira-RO”. In RUBIN, J. C. e RUBIN, R. T. (orgs.). Geoarqueologia, Goiânia, v. 2: 113-134.

TRIGGER, Bruce Graham. 2004 [1989]. História do pensamento arqueológico. São Paulo, Ed. Odysseus.

VAN DEN BEL, Martjin. 2015. “Rituais funerários e deposição cerâmica nos sítios AM 41 e La Point de Balaté: repensando o período cerâmico tardio na planície costeira oeste da Guiana Francesa”. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi, Belém, v. 10, n. 1: 11-45.

VILAÇA, Aparecida. 1992. Comendo como gente: formas do canibalismo wari’. Rio de Janeiro, Ed. da UFRJ.

VILAÇA, Aparecida. 1998. “Fazendo corpos: reflexões sobre morte e canibalismo entre os Wari’ à luz do perspectivismo”. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 41, n. 1: 9-67.

VILAÇA, Aparecida. 2002. “Making Kin Out of Others”. Journal of the Royal Anthropological Institute, v. 8, n. 2: 347-365.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 1996. “Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio”. Mana. Estudos de Antropologia Social, v. 2, n. 2: 115-144.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 2002. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de Antropologia. São Paulo, Cosac & Naify.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 2012. “Cosmological perspectivism in Amazonia and elsewhere”. Hau - Journal of Ethnographic Theory, v. 1: 45-168.

WOBST, Martin. 1978. “The Archaeo-Ethnology of Hunter-Gatherers or the Tyranny of the Ethnographic Record in Archaeology”. American Antiquity, v.43, n. 2: 303-9.

WYLIE, Alison. 2002. Thinking from Things: Essays in the Philosophy of Archaeology. Berkeley, University of California Press.

YELLEN, John. 1977. Archaeological Approaches to the Present: Models for Reconstructing the Past. Nova York, Ed. Academic Press.

ZIMPEL NETO, Carlos Augusto. 2009. Na direção das periferias extremas da Amazônia: arqueologia na bacia do rio Ji-Paraná, Rondônia. São Paulo, dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo.

ZUSE, Silvana. 2014. Variabilidade cerâmica e diversidade cultural no alto rio Madeira, Rondônia. São Paulo, tese de doutorado, Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A multifuncionalidade das vasilhas cerâmicas do alto rio Madeira (séculos X-XII d.C): Comensalidade cotidiana e ritual. (2018). Revista De Antropologia, 61(3), 52-85. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2018.152040