Fotografia e sagrados afro-brasileiros: modulações da diferença em Pierre Verger e seus contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.192797

Palavras-chave:

Fotografia documental, fotojornalismo, religiões afro-brasileiras, arte e antropologia, antropologia visual

Resumo

O artigo revisita a obra de Pierre Verger para analisar as condições de formação do seu olhar, acompanhando-o desde a França até o Brasil, o Benin e a Nigéria. Com apoio na literatura especializada, analiso os usos sociais da fotografia e abordo quatro modulações da alteridade expressas pela fotografia de Verger e de seus contemporâneos: indo da tipificação científica-moderna; passando pelo objeto de interesse etnográfico/antropológico; seguindo pelo englobamento da perspectiva religiosa e ritual; até o tratamento estereotipado do candomblé pelo mercado editorial. Considero, enfim, a contribuição de Verger para a transformação da cultura visual associada aos cultos afro no país.

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Biografia do Autor

Edilson Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Edilson Pereira é antropólogo, professor adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-05-04

Como Citar

Pereira, E. (2022). Fotografia e sagrados afro-brasileiros: modulações da diferença em Pierre Verger e seus contemporâneos. Revista De Antropologia, 65(1), e192797. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.192797

Edição

Seção

Artigos