Escolarização e reivindicação de uma teoria do conhecimento guarani e kaiowá: interconexões entre o modo de ser indígena - ava reko - e o modo de ser não indígena - karai reko

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2023.201335

Palavras-chave:

Guarani e Kaiowá, conhecimentos indígenas, etnologia indígena, história indígena, educação escolar indígena

Resumo

O artigo discute o engajamento de intelectuais Kaiowá e Guarani no esforço de sistematização de uma teoria do conhecimento oriunda de seus próprios princípios cosmológicos. Tal teoria seria forjada nas conexões multifacetadas entre o sistema de conhecimento indígena - ava reko -, referido como distintas modalidades de seres, habitantes dos vários planos de existência e acessados por especialistas indígenas, como os homens e mulheres xamãs, e o sistema não indígena de escolarização, no qual os jovens letrados estão intensamente inseridos - karai reko. O objetivo é demonstrar como o processo de letramento ou escolarização, que à primeira vista afastaria ou aprisionaria a perspectiva indígena, muitas vezes tem um efeito contrário, provocando a intensificação da (re)conexão desses/as jovens letrados/as com sua própria tradição. Priorizamos o diálogo com esses/as jovens pesquisadores/as e com suas produções escritas como base para o desenvolvimento da hipótese aqui sugerida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Lourenço, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Renata Lourenço é doutora em história, professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, pesquisa temas relacionadas à história indígena, com temas sobre educação escolar indígena, relações étnico-raciais, movimento indígena e políticas públicas.

  • Levi Marques Pereira , Universidade Federal da Grande Dourados

    Levi Marques Pereira é doutor em antropologia, professor na Faculdade Intercultural Indígena – Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD, e nos programas de pós graduação em história e antropologia – UFGD. Realiza pesquisas em etnologia indígena, com temas sobre parentesco, organização social, terras indígenas e cosmologia.

Referências

ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida Rita (org.). 2002. Pacificando o Branco: cosmologias do contato no norte–amazônico. São Paulo, Ed. UNESP/Imprensa Oficial do Estado.

AQUINO, Elda Vasques. 2012. Educação escolar indígena e os processos próprios de Aprendizagens: espaços de inter-relação de conhecimentos na infância Guarani/Kaiowá, antes da escola, na comunidade indígena de Amambai-MS. Campo Grande, Dissertação de mestrado, Universidade Católica Dom Bosco.

BENITES, Eliel. 2014. Oguata Pyahu (Uma Nova Caminhada) no Processo de Desconstrução e Construção da Educação Escolar Indígena da Aldeia Te’ýikue. Campo Grande, Dissertação de mestrado, Universidade Católica Dom Bosco.

BENITES, Eliel. 2020. “Tekoha Ñeropu’ã: aldeia que se levanta”. Rev. NERA 23(52): 19-38. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i52.7187.

BENITES, Eliel; PEREIRA, Levi Marques. 2021. “Os conhecimentos dos guardiões dos modos de ser – teko jára, habitantes de patamares de existência tangíveis e intangíveis e a produção dos coletivos kaiowá e guarani”. Revista Tellus, 21(44): 195-226. https://doi.org/10.20435/tellus.vi44.745.

BENITES, Tonico. 2009. A escola na ótica dos Ava Kaiowá: Impactos e interpretações indígenas. Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BENITES, Tonico. 2014. Rojeroky hina ha roike jevy tekohape (Rezando e lutando): o movimento histórico dos Aty Guasu dos Ava Kaiowa e dos Ava Guarani pela recuperação de seus tekoha. Rio de Janeiro, Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BRAND, Antonio Jacó. 1993. O confinamento e seu impacto sobre os Paì-Kaiowá. Porto Alegre, Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre.

BRAND, Antonio Jacó. 1997. O impacto da perda da terra sobre a tradição kaiowá/guarani: os difícies caminhos da palavra. Porto Alegre, Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre.

CERTEAU, Michel. 1995. A cultura no plural. Campinas, Papirus.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. 2009. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo, Cosac & Naify.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. 2002. "Apresentação". In: ALBERT, Bruce; RAMOS, Rita. Pacificando o Branco: Cosmologias do contato no Norte Amazônico. São Paulo, Ed. UNESP/Imprensa Oficial do Estado, p. 7-8.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela; CESARINO, Pedro de Niemeyer (orgs.). 2016. Políticas culturais e povos indígenas. São Paulo, Ed. UNESP.

FOUCAULT, Michael. 1987. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. Petrópolis/RJ, Vozes.

GALLOIS, Dominique Tilkin. 2016. “A escola como problema: algumas posições”. In: CARNEIRO DA CUNHA, Manuela; CESARINO, Pedro de Niemeyer. Políticas Culturais e Povos Indígenas. São Paulo, Ed. UNESP, p. 509-517.

JOÃO, Izaque. 2011. Jakaira Reko Nheypyrũ Marangatu Mborahéi: Origem e fundamentos do canto ritual Jerosy Puku entre os Kaiowá de Panambi, Panambizinho e Sucuri’y, Mato Grosso do Sul. Dourados, Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Grande Dourados.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. 2015. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo, Companhia das Letras.

LESCANO, Claudemiro Pereira. 2016. Tavyterã Reko Rokyta: os pilares da educação Guarani Kaiowá nos processos próprios de ensino e aprendizagem. Campo Grande, Dissertação de mestrado, Universidade Católica Dom Bosco.

LOURENÇO, Renata. 2008. A política indigenista do Estado Republicano junto aos índios da Reserva de Dourados e Panambizinho na área de educação escolar (1929 a 1968). Dourados, Ed. UEMS.

LOURENÇO, Renata. 2013. Por uma nova textura histórica: O movimento dos professores indígenas Guarani/Kaiová em Mato Grosso do Sul – 1988 a 2000. Dourados, Ed. UEMS.

MARTINS, Elemir Soares. 2020. Transformações nos papéis desempenhados pelas lideranças tradicionais na Reserva Indígena de Caarapó, a partir da entrada de líderes evangélicos (1980-2017). Dourados, Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Grande Dourados.

PEDRO, Gileandro Barbosa. 2020. Ore Rekohaty (Espaço de pertencimento, lugar que não se perde): Do esbulho das terras à resistência do modo de ser dos Kaiowá da Terra Indígena Panambi – Lagoa Rica em Douradina MS (1943 – 2019). Dourados, Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Grande Dourados.

PEREIRA, Levi Marques. 2004. Imagens Kaiowá do Sistema Social e seu entorno. São Paulo, Tese de doutorado, Universidade de São Paulo.

PEREIRA, Levi Marques. 2016. “Levantadores de parentelas kaiowá e guarani em Mato Grosso do Sul: agency e atualização de saberes na produção da sociabilidade”. In: SILVEIRA, Nadia Heuse; MELO, Cláudia Rocha de; CARVALHO DE JESUS, Suzana (orgs.). Diálogo com os Guarani: articulando compreensões antropológicas e indígenas. Florianópolis, Ed. UFSC, p. 45-78.

PIMENTEL, Spensy Kmitta. 2012. Elementos para uma teoria política kaiowá e guarani. São Paulo, Tese de doutorado, Universidade de São Paulo.

PIRES, Valentim. 2022. Ore mbo’e ypy omboheko mitã – aproximações aos conhecimentos e práticas para a construção da criança guarani na aldeia pirajuy, Paranhos, MS. Dourados, Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Grande Dourados.

RAMIRES, Lidio Cavanha. 2016. Processo próprio de ensino-aprendizagem Kaiowá e Guarani na Escola Municipal Indígena Ñandejara Pólo da Reserva Indígena Te’ýikue: saberes Kaiowá e Guarani, territorialidade e sustentabilidade. Campo Grande, Dissertação de mestrado, Universidade Católica Dom Bosco.

ROSSATO, Veronice Lovato. 2002. Os resultados da escolarização entre os Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul – “Será o letrao ainda um dos nossos?”. Campo Grande, Dissertação de mestrado, Universidade Católica Dom Bosco.

STENGERS, Isabelle. 2014. “La propuesta cosmopolítica”. Pléyade, 14: 17-41. http://www.revistapleyade.cl/index.php/OJS/article/view/159.

VALIENTE, Celuniel Aquino. 2019. Modos de produção de coletivos kaiowá na situação atual da Reserva de Amambai, MS. Dourados, Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Grande Dourados.

Publicado

2023-01-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Escolarização e reivindicação de uma teoria do conhecimento guarani e kaiowá: interconexões entre o modo de ser indígena - ava reko - e o modo de ser não indígena - karai reko. (2023). Revista De Antropologia, 66, e201335. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2023.201335