Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica

Autores

  • Flávia Pires Universidade Federal do Rio de Janeiro; Museu Nacional

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-77012007000100006

Palavras-chave:

criança, infância, desenho, observação participante, redação

Resumo

Neste artigo, apresento e discuto os vários métodos e técnicas de pesquisa utilizados na confecção de minha tese de doutorado: observação participante, desenhos, redações, filmagem, diários, fotografias, cartas, entrevistas com crianças, programas de rádio. Há um destaque para as redações, os desenhos e a observação participante, na medida em que esses foram os instrumentos mais frutíferos para se trabalhar o tema da relação entre religião e crianças.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pires, F. (2007). Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica. Revista De Antropologia, 50(1), 225-270. https://doi.org/10.1590/S0034-77012007000100006