Cronologia e conexões culturais na Amazônia: as sociedades formativas da região de Santarém – PA
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2011.38595Palavras-chave:
Arqueologia de Santarém, Pará, formativo, cronologias amazônicas, sociedades multiétnicas.Resumo
Este artigo discute as sociedades formativas da região de Santarém – PA por meio da análise de sua cultura material, apontando a existência de comunidades ceramistas culturalmente distintas, que se desenvolveram nesta área desde 3800 a.P. até a emergência das chefias complexas por volta de 1000 a.D. Os dados sugerem a sucessão de diferentes grupos no tempo e no espaço, os quais provavelmente contribuíram na constituição de agrupamentos multiétnicos tardios ocorridos nesta e em outras áreas da Amazônia, conforme tem sido sugerido por outros pesquisadores. Conexões culturais com a área do Rio Trombetas, Amazônia Central e Alto Xingu também foram evidenciadas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).