Gestão Ambiental: Produção Científica divulgada em Periódicos Qualis - Capes

Autores

  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Débora Gomes Machado Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Cybele Troina do Amaral
  • Cristiane Gularte Quintana Universidade de Caxias do Sul - UCS

Palavras-chave:

Gestão Ambiental. Pesquisa Bibliométrica. Produção Científica

Resumo

A preocupação com o meio ambiente data do século XIX, mas somente em 1972, com a Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, que os países e a sociedade como um todo começaram, de forma mais efetiva, a se preocupar com a questão ambiental a nível mundial. Nesse contexto, surge a seguinte questão de pesquisa: como a gestão ambiental está sendo explorada na literatura científica permanente de Administração e Contabilidade? O objetivo geral deste trabalho é identificar como a gestão ambiental está sendo explorada na literatura científica permanente, de Administração e Contabilidade, em periódicos classificados nos níveis Webqualis B1 a B4 pela CAPES. A pesquisa classifica-se como básica e exploratória. Também se enquadra como pesquisa descritiva. Ainda se enquadra como pesquisa bibliométrica. Quanto à abordagem do problema a pesquisa classifica-se como quantitativa e a coleta de dados documental. O resultado da análise dos 18 artigos localizados sobre a temática indicou que o período de divulgação destes foi de 2001 a 2011. Sobre as características metodológicas salientaram-se o uso da pesquisa explicativa, bibliográfica e qualitativa com a coleta de dados por meio de documentos. Ainda, os autores Donaire e Porter elencados nesta pesquisa como sendo alguns dos mais prolíferos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG), editor da Revista Sinergia (FURG) (0102-7360). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública e Exame de Suficiência do CFC Comentado. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Geral e Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: demonstração dos fluxos de caixa, contabilidade pública, transparência, micro e pequenas empresas, tecnologias da informação e comunicação, finanças, pesquisa em contabilidade e organizações do terceiro setor.
  • Débora Gomes Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração
  • Cybele Troina do Amaral
    Graduada em Ciências Contábeis - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Cristiane Gularte Quintana, Universidade de Caxias do Sul - UCS
    Mestranda em Administração – Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Downloads

Publicado

2014-07-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gestão Ambiental: Produção Científica divulgada em Periódicos Qualis - Capes. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(2), 07-29. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100130