MODELO DE GERAÇÃO DE INOVAÇÕES EM UM AMBIENTE DE RECURSOS ESCASSOS (MGIARE): UMA APLICAÇÃO AO TURISMO

Autores

  • Jean Max Tavares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Regina Faia Salvador Universidade Nova de Lisboa
  • Giana de Vargas Mores Universitária Comunitária de Chapecó

Palavras-chave:

inovações, recursos escassos, modelo, regiões seguidoras, regiões líderes.

Resumo

Uma região turística menos desenvolvida (regiões seguidoras), deve construir seu modelo de geração de inovação de acordo com sua realidade e com o menor custo possível, pois competem com outras regiões dotadas de mais recursos e com atrações conhecidas mundialmente (regiões líderes). Esse modelo seria baseado na interação entre os agentes, na disseminação de ideias e na construção de um ambiente cooperativo, as quais tem recursos financeiros escassos, trabalhadores pouco qualificados e estão distantes de universidades e centros de pesquisa. Portanto, foi criado um modelo de geração de inovação em um ambiente de recursos escassos aplicado ao turismo, usando a experiência e a troca de informações entre os segmentos de suporte (hospedagem e alimentação) e o segmento essencial (entretenimento e agentes intermediários) como principais insumos. Espera-se que esse modelo possa ser validado em futuras pesquisas bem como estendido para outros setores da economia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jean Max Tavares, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Pós-Doutor em Economia (Universidade Nova de Lisboa - Bolsa CAPES) e Prof. Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais desde 2001.
  • Regina Faia Salvador, Universidade Nova de Lisboa
    Ph.D em Geografia (Universidade Nova de Lisboa.) e Ph.D em Economia (London S. Economics) e Profª. Catedrática da Universidade Nova de Lisboa.
  • Giana de Vargas Mores, Universitária Comunitária de Chapecó
    Mestre em Agronegócios (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil) e Profª Titular A da Universitária Comunitária de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Downloads

Publicado

2015-01-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MODELO DE GERAÇÃO DE INOVAÇÕES EM UM AMBIENTE DE RECURSOS ESCASSOS (MGIARE): UMA APLICAÇÃO AO TURISMO. (2015). INMR - Innovation & Management Review, 11(4), 110-134. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100275