MODELO HOLÍSTICO DA GESTÃO DA INOVAÇÃO COM ÊNFASE NA COOPERAÇÃO, FLEXIBILIDADE E ADAPTAÇÃO

Autores

  • Élisson Telles Moreira Universidade de Passo Fundo
  • André Ricardo Stramar Universidade Potiguar

Palavras-chave:

gestão da inovação, gestão de pessoas, comportamento organizacional, complexidade, psicologia social.

Resumo

Este artigo desenvolve um modelo holístico para a análise dos principais desafios da gestão da inovação. Pode-se analisar a inovação como uma questão que vai além da simples introdução de novas ideias no mercado. Há uma interação complexa entre pessoas, ideias e ações. Atualmente existe uma preocupação maior com referência à compreensão e à sistematização de tipologias e métricas para avaliar o processo de inovação. No entanto, tem-se deixado de lado o aspecto humano da questão. Como administrar a inovação num ambiente cada vez mais exigente? Sugere-se um modelo com os sete valores básicos da gestão da inovação, composto por estratégia, aprendizado, conhecimento, confiança, criatividade, cultura e poder. Este trabalho se destina para a discussão acadêmica com vista ao aprimoramento e à evolução do pensamento organizacional na área da gestão da inovação. Os objetivos são: descrever o modelo da gestão da inovação do ponto de vista social; investigar o comportamento dos sete valores numa empresa aberta (flexibilidade) e numa empresa fechada (centralizada). A metodologia utilizada é a construção de teoria a partir de estudo de caso de Eisenhardt (1989). A contribuição do artigo está na formalização de um modelo para a análise da gestão da inovação. Os resultados demonstram que a cooperação, a diversidade e a comunicação são elementos fundamentais para a resolução dos conflitos provenientes das interações sociais dentro da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Élisson Telles Moreira, Universidade de Passo Fundo

Economista, Mestre em Economia do Desenvolvimento PUCRS, 30 anos, consultor de empresas. Atualmente, sou professor de economia na Universidade de Passo Fundo (UPF). Exerço, também, a função de pesquisador do Centro de Pesquisas Econômicas CEPEAC da UPF. Tenho interesse na área da Economia da Inovação e Gestão da Inovação.

Downloads

Publicado

2015-01-10

Como Citar

Moreira, Élisson T., & Stramar, A. R. (2015). MODELO HOLÍSTICO DA GESTÃO DA INOVAÇÃO COM ÊNFASE NA COOPERAÇÃO, FLEXIBILIDADE E ADAPTAÇÃO. INMR - Innovation & Management Review, 11(4), 193-212. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100279

Edição

Seção

Artigos