REDES DE INOVAÇÃO ABERTA E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: APLICAÇÕES EM PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Paulo Henrique Martins Desidério Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Silvio Popadiuk Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Redes de Inovação Aberta, Compartilhamento de Conhecimento, pequenas empresas

Resumo

Com essa pesquisa se objetiva mostrar os desafios e caminhos das pequenas empresas para captar inovações por meio de redes de inovação aberta que possibilitam o compartilhamento e transferência de conhecimento tecnológico. A participação de empresas em redes colaborativas mostra a iniciativa de compartilhamento de conhecimento para objetivos de vantagem competitiva. Em pequenos negócios, o processo de inovação não é algo curricular em suas práticas, por dificuldades de manter uma estrutura viável em um ritmo inovativo sustentável. A opção de transferência do conhecimento, na forma tácita ou explícita, possibilita aos pequenos empresários alavancarem oportunidades em negócios e incorporação de conhecimentos somente acessíveis em estruturas de grande porte. Nesse contexto, o trabalho buscou, por meio do estudo de casos múltiplos, identificar os perfis interativos em redes com incubadoras e parceiros para incorporação do conhecimento. Foram identificadas oportunidades geradas para pequenas empresas em ambientes interativos e abertos por meio de absorção tecnológica.

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Biografia do Autor

  • Paulo Henrique Martins Desidério, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Graduado em Administração de Empresas pela Fundação de Ensino Superior de Itumbiara (1997), MBA pela Fundação Getúlio Vargas-FGV (2001), mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU e doutorando em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Micro e Pequena Empresa e Planejamento Estratégico. Atuou no Grupo Algar por dez anos nas regionais de Itumbiara, Patos de Minas, Pará de Minas e na matriz em Uberlândia como Analista Estratégico de Processos de Telecom. Foi sócio-proprietário da Logocell Telecomunicações e Serviços Ltda, franquia de telecomunicações. Linhas de pesquisas em empreendedorismo, inovação tecnológica, inovação aberta, projetos de negócios, redes globais de inovação, parques tecnológicos e gestão de pequenas empresas.
  • Silvio Popadiuk, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Bolsa Produtividade Modalidade PQ2. Pós-Doutorado na Universidade de Toronto, na Faculty of Information Studies, Canadá (2004). Doutorado (1996) e Mestrado (1992) em Administração de Empresas pela FEA-USP Bacharel em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP - (IME-USP - 1978) Professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 1993. Componente do programa de Pós Graduação e Administração de Empresas desde 1999. Lidera grupo do CNPq que estuda temas relacionados com a competitividade das empresas, gestão do conhecimento, exploration, exploitation, ambidestria organizacional, inovação, transferência e absorção do conhecimento, rotinas, RBV e dynamic capabilities. Avaliador de periódicos e líder de tema do EnANPAD e EnADI. Publicações em periódicos nacionais e internacionais.

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Publicado

2015-06-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REDES DE INOVAÇÃO ABERTA E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: APLICAÇÕES EM PEQUENAS EMPRESAS. (2015). INMR - Innovation & Management Review, 12(2), 110-129. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100335