RADAR DA INOVAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ALCANCE DE VANTAGEM COMPETITIVA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho
  • Wesley Vieira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Angela Cristiane Santos Póvoa Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Helio Gomes de Carvalho Centro Universitário Internacional

Palavras-chave:

Inovação, Radar da Inovação, Dimensões da Inovação, Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), Inovação em Micro e Pequenas Empresas (MPEs).

Resumo

As organizações, em geral, têm buscado a inovação como meio para obtenção de vantagem competitiva. No contexto das micro e pequenas empresas (MPEs), essa prática tem sido apoiada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) por meio do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que tem como objetivo fortalecer a prática da inovação pela identificação de oportunidades para inovar. A principal ferramenta utilizada neste trabalho é o Radar da Inovação, que tem como base o trabalho original de Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006). Este artigo buscou alcançar dois objetivos i) analisar como as MPEs podem utilizar o Radar como instrumento para a construção de estratégias para a inovação; ii) analisar comparativamente os setores participantes da amostra no que se refere à dimensão em que ocorre a inovação bem como a importância da inovação para cada setor analisado. A amostra do estudo foi composta de 1139 micro e pequenas empresas que aderiram ao programa ALI em 2012, Localizadas no Estado do Paraná. Os dados foram analisados por meio de testes estatísticos como o de Kruskal-Wallis, Mann-Whitney entre outros. Os resultados obtidos mostraram que as MPEs inovam por meio de dimensões semelhantes do Radar, ainda que pertençam a setores diferentes. Contudo, a diferença entre os setores analisados está na intensidade da inovação, que mostrou-se mais robusta no setor de software e mais fraca no setor moveleiro. Verificou-se ainda que muitas dimensões do Radar foram pouco exploradas, o que mostra grande potencial para obtenção de vantagem competitiva por meio da inovação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho
    Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
  • Wesley Vieira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná –PUCPR
  • Angela Cristiane Santos Póvoa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – Mackenzie.  Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
  • Helio Gomes de Carvalho, Centro Universitário Internacional
    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor do Centro Universitário Internacional – UNINTER

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RADAR DA INOVAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ALCANCE DE VANTAGEM COMPETITIVA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. (2015). INMR - Innovation & Management Review, 12(4), 162-186. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/101898