Inteligência empresarial e gestão do conhecimento como praticas de suporte para a decisão estratégica
Resumo
Este artigo se caracteriza como um ensaio teórico e trata da captura, tratamento e uso de informações para o suporte à decisão estratégica, mais especificamente da gestão do conhecimento originado da inteligência competitiva ou inteligência empresarial. Tem como objetivo apresentar e discutir os conceitos de inteligência competitiva e inteligência empresarial, as diferenças entre eles e o seu entendimento como função de gestão do conhecimento. O artigo analisa a interface entre inteligência empresarial e gestão do conhecimento, e a complementaridade dos dois conceitos, utilizando como suporte a proposta da abordagem de Anderson (2006) conhecida como The Long Tail (cauda longa). Conclui que a inteligência empresarial ou competitiva se constitui numa prática gerencial ligada à gestão do conhecimento, fundamental para a identificação, captura e disseminação de informações úteis para a tomada de decisões estratégicas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2007-02-16
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Como Citar
Inteligência empresarial e gestão do conhecimento como praticas de suporte para a decisão estratégica. (2007). INMR - Innovation & Management Review, 3(1), 102-114. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79059