O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil

Autores

  • Silvia Novaes Zilber Universidade Nove de Julho

Resumo

Dadas as inovações tecnológicas propiciadas pela Internet, que estão transformando o modo como os negócios são conduzidos, a questão a ser estudada neste trabalho refere-se ao papel da área de TI na implantação das atividades referentes a comércio eletrônico em montadoras. Para isso, foi realizado um estudo de caso na FORD Brasil, analisando-se diversas iniciativas, sob a ótica das mudanças na estrutura organizacional ocorridas para viabilizar essas atividades de comércio eletrônico, principalmente no que se refere à área de TI da empresa, além da identificação de qual foi o ganho para a área de TI com a adoção de atividades de comércio eletrônico pela FORD Brasil. Os resultados mostraram que essa empresa criou uma estrutura na área de TI totalmente dedicada à implantação de atividades de comércio eletrônico, e depois essa estrutura foi sendo absorvida pelas áreas de negócios, que contavam com o apoio da área de TI para manutenção dessas atividades. Como caso de sucesso, mostrou-se o lançamento das vendas pela Internet do carro Fiesta e o papel da área de TI para essa implantação.

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Biografia do Autor

  • Silvia Novaes Zilber, Universidade Nove de Julho
    Doutora em Administração – USP Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração – UNINOVE

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Publicado

2007-02-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O papel da área de ti na implantação de comércio eletrônico: o caso da Ford do Brasil. (2007). INMR - Innovation & Management Review, 3(2), 47-61. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79063