Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveis

Autores

  • Mauro Neves Garcia Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Dirceu da Silva Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Raquel da Silva Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • George Bedinelli Rossi Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Silvio Augusto Minciotti Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, inovação, responsabilidade socioambiental.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauro Neves Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
    Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - FGV Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - IMES
  • Dirceu da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - IMES
  • Raquel da Silva Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
    Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - IMES
  • George Bedinelli Rossi, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
    Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - FGV Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - IMES
  • Silvio Augusto Minciotti, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
    Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da FEA/USP Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - IMES

Downloads

Publicado

2009-02-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveis. (2009). INMR - Innovation & Management Review, 5(2), 73-91. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79111