Uso da web por empresas de ti participantes de alianças e as vantagens competitivas: um estudo à luz das técnicas fatoriais e descritivas de análise de dados

Autores

  • Luciano Augusto Toledo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Moizes Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Conceição Aparecida Barbosa Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Palavras-chave:

Alianças estratégicas, análise fatorial, tecnologia da informação, vantagens competitivas.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar o predomínio do uso da web por empresas de Tecnologia da Informação, sediadas no Brasil, em sua relação com parceiros de negócios e a possibilidade de obterem vantagens competitivas com esse uso. A revisão teórica aponta que tanto a empresa pode usar a web para transações, para elevar eficiência, como para comunicação, com possibilidades diversificadas de uso. Aponta, ainda, que vantagens tanto podem ser obtidas caso a web seja o principal driver do negócio como não. O levantamento do perfil de uso da web é feito para responder à seguinte pergunta problema: O uso da web na relação entre empresas participantes de alianças estratégicas no segmento de TI é fonte de vantagem competitiva? Foram usadas a estatística descritiva, fatorial e ANOVA. Os resultados mostram que o uso predominante da web concentra-se em comunicações, o que denotou o caráter de ferramenta de apoio que essa tecnologia assume para essas empresas mais do que driver para obtenção de melhores resultados. Além disso a web não desempenha um papel relevante para a obtenção de vantagens, o que questiona algumas vertentes teóricas que afirmam que a adoção dessa tecnologia é condição para as empresas sobreviverem no mercado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciano Augusto Toledo, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP Professor Titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM
  • Moizes Ari Zilber, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP Professor Titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM
  • Conceição Aparecida Barbosa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
    Mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo- FEA/USP Professora da Universidade de São Paulo- FEA/USP

Downloads

Publicado

2009-02-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uso da web por empresas de ti participantes de alianças e as vantagens competitivas: um estudo à luz das técnicas fatoriais e descritivas de análise de dados. (2009). INMR - Innovation & Management Review, 5(3), 55-72. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79120