Processo de inovação e o empreendedorismo no Brasil: o caso Mauá

Autores

  • Moacir Bispo Santos Universidade Católica de Santos
  • Camila Papa Lopes Universidade Metropolitana de Santos
  • José Alberto Carvalho dos Santos Claro Universidade Católica de Santos

Palavras-chave:

Administração, Barão de Mauá, empreendedorismo.

Resumo

Este artigo apresenta um exemplo de empreendedorismo que alia conhecimento e inovação, ao relacionar a vida de Irineu Evangelista de Sousa (Barão de Mauá) com o tema do empreendedorismo, passando pelas leituras de McClelland, Schumpeter, Vries, Thimmmons, Say, Dornellas, Empretec pelo Sebrae, que tratam do comportamento empreendedor, e Caldeira, que aborda especificamente a história de Mauá, utilizando-se para tal a análise comparativa entre esses autores para mostrar a contribuição do Barão de Mauá para o desenvolvimento do Brasil, por meio dos negócios por ele estabelecidos no século XIX, identificando a capacidade administrativa e o pioneirismo no processo de industrialização brasileira. Questiona-se se o processo de inovação no Brasil deve sua história ao empreendedorismo a partir de pioneiros que alavancaram nossa economia e administração. Adotou-se o exemplo de Irineu Evangelista de Sousa, o empreendedor da inovação a partir de um estudo qualitativo descritivo, de forma a contextualizar a realidade do empreendedorismo no Brasil e de que forma foi consolidada sua estrutura. A pesquisa entre o que a literatura estabelece de comportamento empreendedor e a postura do Barão de Mauá mostra quais características são consideradas no empreendedor para definir a competência para o sucesso nos negócios, como um exemplo de que a inovação é perpetuada pelas características empreendedoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moacir Bispo Santos, Universidade Católica de Santos

Mestrando em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS

Camila Papa Lopes, Universidade Metropolitana de Santos

Mestranda em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS Professora do Curso de Marketing da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Católica de Santos

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP Professor do Programa de Mestrado em Gestão de Negócios da Universidade Católica de Santos – UNISANTOS

Downloads

Publicado

2009-05-18

Como Citar

Santos, M. B., Lopes, C. P., & Claro, J. A. C. dos S. (2009). Processo de inovação e o empreendedorismo no Brasil: o caso Mauá. INMR - Innovation & Management Review, 6(1), 66-82. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79130

Edição

Seção

Artigos