A gestão da inovação na Gillette

Autores

  • Jose Geraldo Pereira Barbosa Universidade Estacio de Sá
  • Marco Aurelio Carino Bouzada Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Administração da inovação, ciclo de vida, estratégia de inovação, gestão de tecnologia.

Resumo

A Gillette sempre se destacou por sua liderança no mercado de aparelhos e lâminas de barbear. A trajetória de sucesso da empresa esteve constantemente marcada por inovações, e o caso aqui descrito – que toma corpo (com algumas referências ao mercado brasileiro) nos EUA e na Europa, locais onde as decisões estratégicas são tomadas e desenvolvidas pela corporação – permite que se conheça e discuta a maneira como a empresa administra essas inovações. Para isso, faz uma viagem ao passado (quando começou a preocupação com o não crescimento da lucratividade da companhia), apresentando um histórico das inovações da Gillette, com destaque especial para as duas últimas: o Sensor e o Mach3; e abre espaço para uma viagem ao futuro, que é para onde estão voltadas as preocupações do diretor-presidente da corporação.

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Biografia do Autor

Jose Geraldo Pereira Barbosa, Universidade Estacio de Sá

Doutor em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração – UFRJ Professor adjunto do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá – UNESA

Marco Aurelio Carino Bouzada, Universidade Estácio de Sá

Doutor em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração – UFRJ Coordenador adjunto e professor adjunto do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá – UNESA

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Publicado

2009-05-18

Como Citar

Barbosa, J. G. P., & Bouzada, M. A. C. (2009). A gestão da inovação na Gillette. INMR - Innovation & Management Review, 6(1), 159-174. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79135

Edição

Seção

Caso de Ensino