Importância das redes nos processos de inovação e internacionalização de empresas de base tecnológica

Autores

  • Ilisangela Mais Universidade Regional de Blumenau
  • Luciano Castro de Carvalho Universidade Regional de Blumenau
  • Mohamed Amal Universidade Regional de Blumenau
  • Micheline Gaia Hoffmann Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Inovação, Internacionalização, Redes.

Resumo

Atualmente, verifica-se uma tendência nas pesquisas em relacionar o desempenho das empresas às suas características empreendedoras: proatividade, inovação e inserção numa rede de relacionamentos. Entretanto, uma grande parte dos estudos se concentra na análise dos países desenvolvidos e com mercados domésticos pequenos. O presente estudo focou empresas brasileiras, com o objetivo de avaliar os modos pelos quais as redes de relacionamento e as atividades de inovação influenciam a intensidade da internacionalização. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, conduzido em três empresas de base tecnológica do polo tecnológico de Florianópolis (Estado de Santa Catarina, sul do Brasil). Os resultados demonstraram que as empresas atribuem grande importância às redes nas suas atividades de internacionalização. Utilizando-as como fonte de informação, têm acesso facilitado aos mercados externos. Além disso, tais empresas se percebem como inovadoras, liderando o desenvolvimento de tecnologia dos seus setores no país, no entanto, o seu desempenho nas atividades internacionais não configuram processos de internacionalização acelerada. Uma explicação provável é que as redes nas quais as empresas se inserem apresentem um baixo nível de internacionalização. Embora as empresas tenham atribuído importância às redes para a sua internacionalização, o polo tecnológico no qual se inseriram não apresenta um alto grau de internacionalização. Adicionalmente, o estudo dos três casos mostrou que há evidências da importância das redes na busca de estratégias de inovação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ilisangela Mais, Universidade Regional de Blumenau
    Mestrado em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB Professora em nível de graduação na Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Luciano Castro de Carvalho, Universidade Regional de Blumenau
    Mestrado em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB Bolsista CAPES da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Mohamed Amal, Universidade Regional de Blumenau
    Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Professor da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Micheline Gaia Hoffmann, Universidade Regional de Blumenau
    Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Professor do quadro da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Downloads

Publicado

2010-05-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Importância das redes nos processos de inovação e internacionalização de empresas de base tecnológica. (2010). INMR - Innovation & Management Review, 7(1), 41-61. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79158