Estudo da percepção de gêneros sobre a comunicação em sites na internet

Autores

  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal de Alagoas
  • Renata F. Baldanza Universidade Federal de Alagoas
  • Gabriela Calheiros Gomes Ribeiro Universidade Federal de Alagoas
  • Nayron Henrique Santana Almeida Universidade Federal de Alagoas
  • Alcides Carlos de Araujo Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Marketing, Comunicação, Gênero, Internet.

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a comunicação na internet direcionada a gêneros distintos, como forma de direcionar estratégias mercadológicas adequadas ao perfil de cada segmento. Assim, quatro pontos de partida formam os pilares que sustentaram esta pesquisa: a) valores sociais, que envolvem uma gama de variáveis ligadas ao contexto o qual o indivíduo encontra-se inserido, bem como suas influências sociais e culturais; b) fatores de vida e de tempo, que implicam as maneiras como os papéis se diferem e como homens e mulheres empregam seu tempo; c) dinâmicas sintetizadoras, onde se analisa a capacidade de processamento de informações; e d) padrões de comunicação que apontam para os diferentes padrões e expressões na comunicação. A coleta de dados, com enfoque quantitativo, foi realizada através de um questionário estruturado on-line, atingindo uma amostra com participantes do selecionados em comunidades sociais de relacionamento na internet, com uma margem de confiança de 95%. Os resultados obtidos demonstram que existe diferença de percepção entre os gêneros no tocante ao processo comunicativo na internet, , as mulheres percebem, com maior ênfase, a falta de foco dos sites das empresas do segmento, e que os homens, em sua maioria não voltariam ou permaneceriam o menor tempo possível um site que não lhe agregue informações

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal de Alagoas
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil Professor da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Renata F. Baldanza, Universidade Federal de Alagoas
    Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA Professora da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Gabriela Calheiros Gomes Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas
    Graduanda do curso de Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Nayron Henrique Santana Almeida, Universidade Federal de Alagoas
    Graduando do curso de Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL Grupo de Pesquisa: Gestão de Pessoas e Tecnologias, GEPET, Brasil
  • Alcides Carlos de Araujo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
    Graduando do curso de Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL Grupo de Pesquisa: Gestão de Pessoas e Tecnologias, GEPET, Brasil

Downloads

Publicado

2010-08-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estudo da percepção de gêneros sobre a comunicação em sites na internet. (2010). INMR - Innovation & Management Review, 7(2), 60-79. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79170