Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitual

Autores

  • Antonio Isidro-Filho Universidade de Brasília
  • Tomás de Aquino Guimarães Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Conhecimento em Organizações, Aprendizagem em Organizações, Inovação, Inovação em Serviços, Estudos Organizacionais.

Resumo

Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações são constructos polissêmicos e sua literatura é fragmentada e dispersa. Ao mesmo tempo, organizações de serviços possuem peculiaridades próprias que requerem um tratamento conceitual diferenciado do que é válido para organizações industriais em geral. Nessa linha, é importante articular teoricamente os conceitos de conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações de serviços, objetivo principal desse ensaio. Para alcançar esse objetivo, inicialmente cada constructo é definido, considerando suas especificidades. Em seguida, as interfaces e limites entre os construtos são discutidos, com destaque para similaridades e diferenças teóricas e práticas. À luz da abordagem da Economia do Aprendizado, do Paradigma Tecno-Econômico e da Inovação em Serviços, a articulação entre os três conceitos é apoiada na perspectiva de interação entre diferentes stakeholders. No final são formuladas sugestões para futuras pesquisas que considerem conhecimento, aprendizagem e inovação como conceitos interdependentes pertencentes ao mesmo campo temático.

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Biografia do Autor

  • Antonio Isidro-Filho, Universidade de Brasília
    Mestrado em Administração pela Universidade de Brasília - UNB Professor da Universidade de Brasília - UNB
  • Tomás de Aquino Guimarães, Universidade de Brasília
    Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP Professor Associado da Universidade de Brasília - UNB

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Publicado

2010-08-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitual. (2010). INMR - Innovation & Management Review, 7(2), 127-149. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79173