Redes interorganizacionais: um estudo das pequenas e médias empresas no setor calçadista do vale do rio tijucas
Palavras-chave:
Redes Interorganizacionais, Abordagem De Recursos (Rbv), Competitividade, Indústria Calçadista, Aglomerações Territoriais.Resumo
Nas aglomerações territoriais, a existência de um conjunto de recursos derivados do relacionamento entre as partes possibilita que o desenho organizacional das empresas se altere, assumindo a forma de redes interorganizacionais. O objetivo da formação das redes é a consecução de vantagem competitiva sustentável. Em um contexto de aglomeração territorial, diversos estudos apontam para a existência de PMEs (pequenas e médias empresas) que aproveitam a disponibilidade de recursos por meio de um processo de complementaridade, com escopo de alcançar escala. Este trabalho analisa as relações entre organizações do setor calçadista localizada na aglomeração do Vale do Rio Tijucas - SC por meio de verificação do relacionamento com fornecedores e concorrentes, da identificação e relevância das instituições de suporte e dos serviços por elas prestados. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de questionário aos dirigentes empresariais locais, com o uso de variáveis previamente testadas. O tratamento foi realizado com estatística descritiva e também foram procedidas análises fatorial e cluster. Os resultados A pesquisa identificou a constituição de redes de maneira indireta e com um grupo restrito de PMEs, fundadas a partir de 1990; observou-se que os fornecedores são considerados recursos da aglomeração; a troca de informação é média entre as empresas; e que estar aglomerado constitui fonte de vantagem competitiva para as empresas.Downloads
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Publicado
2010-08-12
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Redes interorganizacionais: um estudo das pequenas e médias empresas no setor calçadista do vale do rio tijucas. (2010). INMR - Innovation & Management Review, 7(2), 193-216. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79176