A representação do vinho do vale do São Francisco na mídia

Autores

  • Angela Cristina Rocha de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Juliana Silva Macedo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Sérgio Carvalho Benício Mello Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Vitivinicultura, Vale do São Francisco, Representação, Mídia.

Resumo

O estabelecimento de produtos inovadores no mercado representa um problema para os empreendedores, principalmente quando não há uma cultura de produção e consumo do produto. Neste contexto, a vitivinicultura do Vale do São Francisco depara-se com o desafio de ser reconhecida como produtora de vinhos finos de qualidade. A construção dessa identidade ocorre em vários momentos, e tem a influência de diversos atores, entre eles, a mídia. Assim, reconhecendo a dimensão significativa da representação cultural, buscamos compreender como estão sendo formadas as representações associadas ao vinho do Vale na mídia. O corpus da pesquisa foi formado com matérias de mídias impressas, televisivas, radiofônicas e digitais. Em sua análise, utilizamos a semiologia estruturalista de Barthes. Observamos que a representação cultural do vinho tem ocorrido de forma estigmatizada, permeada por preconceitos. A predominância dos aspectos negativos na representação deste produto tem causado um distanciamento do reconhecimento desejado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Angela Cristina Rocha de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
  • Juliana Silva Macedo, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Mestranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Sérgio Carvalho Benício Mello, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Doutor em Business Studies pela City University London, Inglaterra Professor da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Downloads

Publicado

2011-11-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A representação do vinho do vale do São Francisco na mídia. (2011). INMR - Innovation & Management Review, 8(3), 06-32. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79224