A representação do vinho do vale do São Francisco na mídia
Palavras-chave:
Vitivinicultura, Vale do São Francisco, Representação, Mídia.Resumo
O estabelecimento de produtos inovadores no mercado representa um problema para os empreendedores, principalmente quando não há uma cultura de produção e consumo do produto. Neste contexto, a vitivinicultura do Vale do São Francisco depara-se com o desafio de ser reconhecida como produtora de vinhos finos de qualidade. A construção dessa identidade ocorre em vários momentos, e tem a influência de diversos atores, entre eles, a mídia. Assim, reconhecendo a dimensão significativa da representação cultural, buscamos compreender como estão sendo formadas as representações associadas ao vinho do Vale na mídia. O corpus da pesquisa foi formado com matérias de mídias impressas, televisivas, radiofônicas e digitais. Em sua análise, utilizamos a semiologia estruturalista de Barthes. Observamos que a representação cultural do vinho tem ocorrido de forma estigmatizada, permeada por preconceitos. A predominância dos aspectos negativos na representação deste produto tem causado um distanciamento do reconhecimento desejado.Downloads
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Publicado
2011-11-07
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
A representação do vinho do vale do São Francisco na mídia. (2011). INMR - Innovation & Management Review, 8(3), 06-32. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79224