Gestão de conhecimento e competitividade nas empresas de pequeno porte do setor de comércio exterior de autopeças: um estudo exploratório
Palavras-chave:
Práticas de gestão, Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Tecnologia da Informação.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo estudar as singularidades da tecnologia da informação (TI) quanto à forma de subsidiar insumos e estruturas para a prática de Gestão de Conhecimento em empresas de pequeno porte do setor de comércio exterior de autopeças de reposição. O estudo, realizado sob a modalidade de pesquisa exploratória, selecionou 15 empresas deste setor e buscou identificar, descrever e verificar a existência e funcionalidade da gestão do conhecimento nas empresas avaliadas. A análise das respostas permitiu identificar a presença da gestão do conhecimento nas empresas, verificar qual a abordagem dada à tecnologia da informação nas organizações e, por último, procurou evidenciar o possível alinhamento ou não da gestão do conhecimento com a gestão da tecnologia da informação. Observou-se que a formação de conhecimento não é passiva e espontânea a todo momento, mas um processo baseado em fluxos que podem ser regulados por meio das estruturas organizacionais, sistemas e competências individuais dos colaboradores internos e externos.Downloads
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Publicado
2011-11-07
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Gestão de conhecimento e competitividade nas empresas de pequeno porte do setor de comércio exterior de autopeças: um estudo exploratório. (2011). INMR - Innovation & Management Review, 8(3), 100-119. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79228