Gestão de conhecimento e competitividade nas empresas de pequeno porte do setor de comércio exterior de autopeças: um estudo exploratório

Autores

  • Hélio Morrone Cosentino Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Patrícia Vidal Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Salvatore Benito Vigillito Universidade São Judas Tadeu

Palavras-chave:

Práticas de gestão, Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Tecnologia da Informação.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo estudar as singularidades da tecnologia da informação (TI) quanto à forma de subsidiar insumos e estruturas para a prática de Gestão de Conhecimento em empresas de pequeno porte do setor de comércio exterior de autopeças de reposição. O estudo, realizado sob a modalidade de pesquisa exploratória, selecionou 15 empresas deste setor e buscou identificar, descrever e verificar a existência e funcionalidade da gestão do conhecimento nas empresas avaliadas. A análise das respostas permitiu identificar a presença da gestão do conhecimento nas empresas, verificar qual a abordagem dada à tecnologia da informação nas organizações e, por último, procurou evidenciar o possível alinhamento ou não da gestão do conhecimento com a gestão da tecnologia da informação. Observou-se que a formação de conhecimento não é passiva e espontânea a todo momento, mas um processo baseado em fluxos que podem ser regulados por meio das estruturas organizacionais, sistemas e competências individuais dos colaboradores internos e externos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hélio Morrone Cosentino, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Doutor em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo – USP Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE
  • Patrícia Vidal, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Doutora em Administração de Empresas pela Boston University, Paris Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE
  • Salvatore Benito Vigillito, Universidade São Judas Tadeu
    Mestre em Administração e Planejamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP Professor da Universidade São Judas Tadeu – USJT

Downloads

Publicado

2011-11-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gestão de conhecimento e competitividade nas empresas de pequeno porte do setor de comércio exterior de autopeças: um estudo exploratório. (2011). INMR - Innovation & Management Review, 8(3), 100-119. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79228