Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA)

Autores

  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Nove de Julho
  • José Edson Moysés Filho Universidade Nove de Julho
  • Renato Ferreira Pimenta Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

Orientação para o mercado (OPM), Pequenas e médias empresas (PMEs), Modelo de análise de importância e desempenho (IPA).

Resumo

Os estudos sobre gestão de pequenas e médias empresas (PMEs) sob a ótica da orientação para o mercado (OPM) têm sido raros no Brasil. Este artigo tem como objetivo averiguar quais atividades de marketing, concebidas sob os princípios da OPM, são adotadas por uma amostra de restaurantes por quilo (PMEs) com mais de 10 anos de existência na cidade de São Paulo, na qual foi aplicado o modelo de análise de importância (IPA). Os resultados parecem indicar que há uma dinâmica gerada pelos colaboradores internos que identificam desejos e preferência dos clientes e os transformam em serviços.

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Biografia do Autor

  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Nove de Julho
    Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC Professor do Programa Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE
  • José Edson Moysés Filho, Universidade Nove de Julho
    Doutorando em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Renato Ferreira Pimenta, Universidade Nove de Julho
    Doutorando em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE Professor da Universidade Nove de Julho – UNINOVE

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Publicado

2012-04-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (IPA). (2012). INMR - Innovation & Management Review, 9(1), 188-210. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79256