Intangibilidade e inovação em empresas no Brasil

Autores

  • José Glauber Cavalcante dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Lília Sampaio Silva Universidade Federal do Ceará
  • Alessandra Vasconcelos Gallon Universidade Federal do Ceará
  • Márcia Martins Mendes De Luca Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Ativo intangível. Grau de intangibilidade. Grau de inovação. Índice Brasil de Inovação (IBI).

Resumo

O estudo objetiva investigar a relação entre o grau de intangibilidade, definido com base nas informações contábeis, e o grau de inovação em empresas inovadoras no Brasil, medido pelo Índice Brasil de Inovação (IBI), procurando descobrir os efeitos do reconhecimento do ativo intangível no patrimônio dessas empresas. Trata-se de pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, realizada por meio de análise documental. Os dados secundários das empresas – demonstrações financeiras padronizadas (DFP) e as informações necessárias para o cálculo do valor de mercado (quantidade de ações multiplicada pelo valor de cada ação) dos anos 2007, 2008 e 2009 – foram levantados no portal eletrônico da BM&F Bovespa, possibilitando a mensuração do índice de investimentos em ativos intangíveis (IIAI) e do grau de intangibilidade (GI). Os resultados revelam que (i) os intangíveis goodwill, software, marcas e patentes, em termos de frequência, e os intangíveis goodwill, concessões, software e P&D de produto, em termos de representatividade, são os mais significativos das empresas pesquisadas; (ii) as empresas de setores mais inovadores apresentam os maiores IIAIs, evidenciando que canalizaram mais investimentos para os intangíveis se comparados às empresas dos grupos setoriais menos inovadores; (iii) em 2009, o valor médio de mercado das empresas inovadoras supera o dobro do valor do seu capital próprio, sendo a diferença atribuída aos seus intangíveis; e (iv) com base na análise do ranking das dez empresas de maiores GIs e das dez de menores GIs não se pode identificar qualquer relação entre o GI e o grau de inovação nas empresas pesquisadas.

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Biografia do Autor

  • José Glauber Cavalcante dos Santos, Universidade Federal do Ceará
    Graduando em Contabilidade pela Universidade Federal do Ceará
  • Lília Sampaio Silva, Universidade Federal do Ceará
    Graduanda em Contabilidade pela Universidade Federal do Ceará
  • Alessandra Vasconcelos Gallon, Universidade Federal do Ceará
    Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Professora da Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Márcia Martins Mendes De Luca, Universidade Federal do Ceará
    Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP Professora da Universidade Federal do Ceará – UFC

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Publicado

2012-07-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Intangibilidade e inovação em empresas no Brasil. (2012). INMR - Innovation & Management Review, 9(2), 198-222. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79269