A estrutura da capacidade de inovar das empresas brasileiras: uma proposta de construto

Autores

  • David Ferreira Lopes Santos Universidade Estadual Paulista
  • Leonardo Fernando Cruz Basso Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Herbert Kimura Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Capacidade de Inovar, Capital Humano, Capital Relacional e Capital Interno.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e verificar como são organizados os principais elementos que compõem a capacidade de inovar de empresas brasileiras. Não há um consenso teórico sobre quais recursos geram inovação, bem como sua importância relativa para o desempenho das empresas. No contexto brasileiro, merece destaque o Índice Brasil de Inovação (IBI) criado no Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas que tem como proposta mensurar a capacidade de inovar das empresas através de um conjunto de indicadores relacionados com a Atividade Inovativa, Recursos Humanos, Impacto Econômico e Patentes (Furtado e Quadros, 2006). Na presente pesquisa foram utilizadas informações extraídas das bases de dados das pesquisas PINTEC/IBGE realizadas nos anos 2000, 2003 e 2005, Gazeta Mercantil e SERASA, totalizando uma amostra de 230 empresas industriais. A metodologia utilizada foi a técnica multivariada de análise fatorial, tendo em vista, que a formação dos fatores possibilitaria demonstrar como os recursos destinados a inovação estão organizados. Os resultados desta investigação demonstram que os esforços das firmas para melhorar sua capacidade de inovar se estruturam em três eixos: Capital Humano, Capital Relacional e Capital Interno, expandindo assim, a organização proposta pelo IBI. A pesquisa ainda permitiu identificar que a capacidade de inovar das firmas no Brasil é mais dependente do Capital Relacional. Portanto, consegue-se ao final propor um construto inédito que demonstra a capacidade de inovar das empresas brasileiras.

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Biografia do Autor

  • David Ferreira Lopes Santos, Universidade Estadual Paulista
    Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP
  • Leonardo Fernando Cruz Basso, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Doutor em Economia pela New School for Social Research, N.S.S.R., Estados Unidos Professor da Universidade Mackenzie – MACKENZIE
  • Herbert Kimura, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP Professor da Universidade Mackenzie – MACKENZIE

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Publicado

2012-10-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A estrutura da capacidade de inovar das empresas brasileiras: uma proposta de construto. (2012). INMR - Innovation & Management Review, 9(3), 103-128. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79278