Cocriação na internet: uma análise das perspectivas da empresa e do consumidor

Autores

  • Melby Karina Zuniga Huertas Centro Universitário da FEI
  • Carmen Augusta Varela Centro Universitário da FEI
  • Suzane Strehlau Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

Cocriação, Internet, Consumidor, Novos Produtos, Telefonia Celular.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi estudar co-criação na Internet no Brasil, a partir de duas perspectivas: a da empresa, com a identificação das ferramentas disponibilizadas para propiciar a participação do consumidor em processos de co-criação; a do consumidor, com a análise dos papéis desempenhados por ele nesse processo. O método de pesquisa foi a Análise de Conteúdo de websites e de participações dos consumidores. Os resultados mostram uso restrito das ferramentas e papel do consumidor apenas como usuário. As descobertas podem auxiliar as empresas a viabilizar a participação do consumidor ao longo das diversas etapas do processo de desenvolvimento de produtos e serviços. Outras implicações estão na produção de insights para uma maior efetividade na utilização da Internet, visando a criação de valor para o consumidor.

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Biografia do Autor

  • Melby Karina Zuniga Huertas, Centro Universitário da FEI
    Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo – USP Professora do Programa de Mestrado e Doutorado do Centro Universitário da FEI – FEI
  • Carmen Augusta Varela, Centro Universitário da FEI
    Doutora em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/ EAESP Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração do Centro Universitário da FEI-SP
  • Suzane Strehlau, Universidade Nove de Julho
    Doutora em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/ EAESP Professora do Programa Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE

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Publicado

2012-10-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cocriação na internet: uma análise das perspectivas da empresa e do consumidor. (2012). INMR - Innovation & Management Review, 9(3), 257-272. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79285