Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision

Autores

  • Paulo Henrique de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Edmar Aderson Mendes De Paula Universidade Federal de Minas Gerais
  • Karine Aparecida Santos

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Inovação. Estudo de Caso Descritivo.

Resumo

Este artigo teve por objetivo pesquisar sobre a Gestão do Conhecimento e avaliar se suas aplicações práticas são aplicadas no cotidiano do departamento de produção da empresa Invent Vision e como esta aplicação proporcio-na valor para os clientes. Para tanto, utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso descritivo e os dados foram coletados por meio da realização de uma entrevista estruturada com o coordenador de produção do respectivo empreendimento. Foram analisados, por meio da técnica da análise de conteúdo, se o departamento de produção da empresa está em sintonia com os pressupostos teóricos e epistemológicos da Gestão do Conheci-mento abordada por teóricos renomados sobre o tema em questão. Os resultados demonstraram que o departa-mento pesquisado, como toda a empresa, valoriza o conhecimento relevante dos seus funcionários e os estimula a compartilharem esse conhecimento em benefício dos seus clientes por meio da melhoria da qualidade e da inovação contínua aplicada no desenvolvimento de seus produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Edmar Aderson Mendes De Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Karine Aparecida Santos

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Downloads

Publicado

2012-12-22

Como Citar

Oliveira, P. H. de, Gonçalves, C. A., De Paula, E. A. M., & Santos, K. A. (2012). Gestão do conhecimento orientada para a estratégia de inovação de pro-dutos tecnológicos: o caso da Invent Vision. INMR - Innovation & Management Review, 9(4), 153-176. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79293

Edição

Seção

Artigos