Khort: uma ideia original

Autores

  • Leopoldo Aquino Almeida Khort Comercio de Produtos Plásticos Ltda
  • Jose Geraldo Pereira Barbosa Universidade Estacio de Sá

Palavras-chave:

estratégia, empreendedorismo, análise da indústria, inovação, ação estratégica.

Resumo

Conforme seu pedido de patente, o produto Khort é descrito como “um abridor de saches, que consiste de um corpo composto por uma chapa substancialmente plana única com pelo menos uma fenda, pelo qual um sache irá passar, e uma lâmina embutida na parte terminal da dita fenda, qual lâmina irá cortar o sache.” A partir dessa idéia original que foi desenvolvida em um produto inovador, o caso descreve as ações do inventor para fundar em 2009 uma empresa com a finalidade de explorar com vantagem competitiva a fabricação, comercialização e venda do produto. Além dos resultados promissores já obtidos com a empresa, o Khort foi exposto na Invention & New Product Exposition (INPEX), realizada nos EUA, e recebeu o prêmio de melhor invenção das Américas em 2010. Entretanto, o presidente da empresa agora se encontra diante de diversos dilemas. Como desenvolver os pontos fortes de seu negócio de modo a mantê-lo competitivo? Em que ritmo e direção a empresa deve crescer? Há no horizonte algum concorrente ou competidor que represente uma forte ameaça? Há alguma tendência mercadológica ou tecnológica que pode afetar seu negócio? Onde e como ele deve comprometer os recursos da empresa? O caso permite reflexões sobre empreendedorismo, inovação, análise da indústria e escolhas de ações estratégicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leopoldo Aquino Almeida, Khort Comercio de Produtos Plásticos Ltda

Diretor-Presidente da empresa Khort Comércio de Produtos Plásticos Ltda

Jose Geraldo Pereira Barbosa, Universidade Estacio de Sá

Doutor em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Professor da Universidade Estácio de Sá

Downloads

Publicado

2012-12-23

Como Citar

Almeida, L. A., & Barbosa, J. G. P. (2012). Khort: uma ideia original. INMR - Innovation & Management Review, 9(4), 265-286. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79298

Edição

Seção

Caso de Ensino