Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios

Autores/as

  • Cid Gonçalves Filho Fundação Municipal para Educação Comunitária
  • Mara Regina Veit Fundação Municipal para Educação Comunitária
  • Plínio Rafael Reis Monteiro Fundação Municipal para Educação Comunitária

Palabras clave:

Inovação, orientação para mercado, empreendedorismo, comportamento empreendedor

Resumen

Este estudo buscou identificar a relação existente o perfil potencial do empreendedor, a orientação para o mercado, a turbulência ambiental e o desempenho nos negócios no cenário nacional. A premissa fundamental é que fatores internos a empresa, tal como a orientação ao mercado, o grau de inovação e o perfil dos empreendedores conjuntamente com fatores exógenos a empresa são determinantes de seu desempenho organizacional e do grau de inovação implementado. Conjugando questionamentos e alternativas teóricas para o relacionamento entre estes construtos, foram propostas estruturas teóricas rivais que foram testadas segundo uma estratégia de modelos concorrentes (HAIR et al., 1998). Para tanto foi conduzido um survey nacional que contou com uma amostra de 1.552 empresários ligados a base SEBRAE. Os resultados demonstram que o perfil empreendedor pode agir como o determinante da orientação ao mercado adotado pelas empresas e seu grau de inovação. Tais fatores por conseqüência poderiam ser considerados determinantes do desempenho organizacional, conjuntamente com a presença de elementos que caracterizam a turbulência, complexidade e agressividade no setor.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cid Gonçalves Filho, Fundação Municipal para Educação Comunitária
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Coordenador do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Fundação Municipal para Educação Comunitária – FUMEC
  • Mara Regina Veit, Fundação Municipal para Educação Comunitária
    Mestre em Administração pela da Fundação Municipal para Educação Comunitária – FUMEC
  • Plínio Rafael Reis Monteiro, Fundação Municipal para Educação Comunitária
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Coordenador do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Fundação Municipal para Educação Comunitária – FUMEC

Publicado

2013-07-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios. (2013). INMR - Innovation & Management Review, 10(2), 81-101. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79317