Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios
Palabras clave:
Inovação, orientação para mercado, empreendedorismo, comportamento empreendedorResumen
Este estudo buscou identificar a relação existente o perfil potencial do empreendedor, a orientação para o mercado, a turbulência ambiental e o desempenho nos negócios no cenário nacional. A premissa fundamental é que fatores internos a empresa, tal como a orientação ao mercado, o grau de inovação e o perfil dos empreendedores conjuntamente com fatores exógenos a empresa são determinantes de seu desempenho organizacional e do grau de inovação implementado. Conjugando questionamentos e alternativas teóricas para o relacionamento entre estes construtos, foram propostas estruturas teóricas rivais que foram testadas segundo uma estratégia de modelos concorrentes (HAIR et al., 1998). Para tanto foi conduzido um survey nacional que contou com uma amostra de 1.552 empresários ligados a base SEBRAE. Os resultados demonstram que o perfil empreendedor pode agir como o determinante da orientação ao mercado adotado pelas empresas e seu grau de inovação. Tais fatores por conseqüência poderiam ser considerados determinantes do desempenho organizacional, conjuntamente com a presença de elementos que caracterizam a turbulência, complexidade e agressividade no setor.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-07-01
Número
Sección
Artigos
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Cómo citar
Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios. (2013). INMR - Innovation & Management Review, 10(2), 81-101. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79317