Orientação para mercado e interface funcional: evidências em projetos de desenvolvimento de novos produtos

Autores

  • Roberto Sbragia Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Manuella Oliveira Lima Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Palavras-chave:

Inovação, Gestão, Interface funcional, Projetos, Desenvolvimento de produtos.

Resumo

A inovação é reconhecida como uma das atividades que mais contribuem para o crescimento e manutenção da competitividade da empresa e pode estar associada a fatores importantes a serem considerados para se atingir o sucesso. Um deles consiste em transformar os sinais de mercado em respostas adequadas, em forma de produtos e serviços novos ou melhorados, por exemplo. O principal objetivo deste artigo é examinar a relação entre orientação para o mercado e interface funcional no contexto do desenvolvimento de novos produtos. A proposição básica é a de que as empresas mais orientadas para o mercado precisam de melhor integração funcional em seus esforços para criar e desenvolver novos produtos que respondam adequadamente aos sinais de mercado. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica, a partir da qual se extraíram as principais premissas e vertentes teóricas que serviram de base para o estudo. Os dados foram coletados por meio de um levantamento (survey), utilizando-se um questionário pré-testado e validado pelo cálculo do coeficiente alpha de Crombach. A pesquisa foi feita com participantes de projetos de desenvolvimento de novos produtos, em empresas consideradas inovadoras, com operações no Brasil. O critério de seleção da amostra foi intencional, por acessibilidade. A pesquisa contou com a participação de 21 entrevistados. Para análise dos dados, utilizaram-se estatísticas descritivas e correlações bivariadas, com o cálculo do coeficiente ρs (rho de Spearman). A análise dos resultados apontou que a maioria das empresas apresentou de moderados a altos graus de orientação para mercado e de interface funcional. As diversas correlações encontradas entre os indicadores das variáveis analisadas mostraram que, na maioria dos casos, organizações mais orientadas para mercado possuem, também, maior integração e confiança entre as áreas funcionais em atividades ligadas ao desenvolvimento de novos produtos, na visão dos participantes desse tipo de projetos.

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Biografia do Autor

  • Roberto Sbragia, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP, Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP
  • Manuella Oliveira Lima, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
    Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo – USP

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Publicado

2013-10-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Orientação para mercado e interface funcional: evidências em projetos de desenvolvimento de novos produtos. (2013). INMR - Innovation & Management Review, 10(3), 184-207. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79335