Inovação aberta como uma vantagem competitiva para a micro e pequena empresa
Palavras-chave:
Inovação Aberta, Competitividade, Micro e Pequena Empresa.Resumo
Este ensaio teórico busca analisar o modelo de inovação aberta na perspectiva da micro e pequena empresa, dando indícios de como essa nova forma de inovar, pautada na busca de conhecimento externo como base de inovação, pode gerar vantagem competitiva e denotar uma alternativa de desenvolvimento para estas empresas. A pesquisa foi exploratória, uma vez que se trata de uma abordagem ainda carente de estudos, e bibliográfica, tendo sido desenvolvida por análise de conteúdo. Foram abordadas as influências competitivas do ambiente externo, a atuação das micro e pequenas empresas, o modelo de inovação aberta e como este pode auxiliá-las a competir no atual ambiente de negócios. Nessa perspectiva, concluiu-se existir um novo padrão de competição na micro e pequena empresa, calcado nos pressupostos de inovação aberta, que pode trazer vantagens duradouras de inovação.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-10-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Como Citar
Inovação aberta como uma vantagem competitiva para a micro e pequena empresa. (2013). INMR - Innovation & Management Review, 10(3), 251-268. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79337