O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede: o caso brasil foods

Autores

  • Júlio César Bastos de Figueiredo Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Augusto de Miranda Grieco Escola Superior de Propaganda e Marketing

Palavras-chave:

Operações Internacionais, Inovação, Estratégia de Internacionalização.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo propor um modelo para as relações entre as atividades de inovação, sobretudo aberta, e a internacionalização de empresas em redes. A metodologia utilizada é qualitativa interpretativista, baseada em estudo de caso e análise de conteúdo. Busca-se analisar as relações entre os processos de internacionalização de empresas em rede e os processos de inovação aberta na literatura e em um caso real de empresa brasileira de grande porte. Contata-se que a gestão de inovação nas empresas ultrapassa hoje a concepção de inovação tecnológica, e que a construção de redes internacionais ganha importância como disposição de vantagem competitiva de uma empresa ao atuar em mercados exteriores diversos. No estudo de caso feito, foi possível notar que uma importante contribuição da inovação aberta está no incremento da velocidade de aprendizagem organizacional.

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Biografia do Autor

  • Júlio César Bastos de Figueiredo, Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Doutor em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo – USP, Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM
  • Augusto de Miranda Grieco, Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Mestre em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM

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Publicado

2014-01-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede: o caso brasil foods. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 10(4), 63-84. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79344